quarta-feira, 16 de julho de 2014

Ativista pró-imigrantes ilegais nos EUA é preso

Ativista pró-imigrantes ilegais nos EUA é preso

Jose Vargas foi detido em aeroporto no Texas
DA REUTERS, EM AUSTIN (TEXAS)

Um ativista pelos direitos dos imigrantes ilegais nos Estados Unidos foi preso nesta terça-feira (15) em um aeroporto em McAllen, no Estado americano do Texas.
O ativista, Jose Antonio Vargas, 33, venceu o prêmio Pulitzer de jornalismo em 2008 pela sua cobertura de questões imigratórias, e é cofundador da ONG Define American (defina americano', em inglês), que confirmou a detenção dele.
Questionadas, as autoridades aeroportuárias informaram apenas que uma pessoa não identificada tinha sido detida em um posto de imigração do terminal.
Pouco antes de entrar no aeroporto, de onde planejava embarcar em um avião, ele havia postado na página da ONG no Facebook uma foto com documentos nas mãos.
"As únicas identidades que tenho para mostrar à segurança: meu passaporte filipino e uma versão de bolso da Constituição e da Declaração da Independência americanas, que eu carrego sempre. Não sei o que vai acontecer", escreveu Vargas.
Antes, ele havia estado na fronteira do Texas com o México para visitar um abrigo que recebe crianças da América Central fugindo da violência em seus países.
Em 1993, aos 12 anos, ele entrou em um avião nas Filipinas rumo à Califórnia, onde moravam seus avós.
Aos 16 anos, descobriu que estava no país de forma ilegal, conforme testemunhou para uma comissão do Senado norte-americano no ano passado.
Em artigo publicado recentemente no site americano Politico, Vargas escreveu que cada voo era uma "aposta", pois ele não tinha um visto. "Não estou certo de que minha visibilidade continuará a me proteger --não aqui, não na fronteira", escreveu.

Reprodução da Folha de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário