sábado, 29 de novembro de 2014

Criador de Chaves e Chapolin morre aos 85

ILUSTRADA EM CIMA DA HORA

Criador de Chaves e Chapolin morre aos 85

Protagonista de séries exibidas no SBT desde 1984, Roberto Bolaños sofria havia anos de problemas respiratórios
No ar até hoje, programa sobre vila mexicana fez de canal líder do ibope e tornou personagem um fenômeno popular
DE SÃO PAULO

O ator mexicano Roberto Bolaños, criador e intérprete dos personagens Chaves e Chapolin nas séries homônimas, morreu na tarde desta sexta-feira (28) aos 85 anos.
Ele estava em sua casa em Cancún, no México, onde morava com a mulher, a também atriz Florinda Meza, que vivia a personagem Dona Florinda em "Chaves". A causa da morte não foi divulgada.
O ator sofria de problemas respiratórios havia anos. Em março de 2012, foi internado em um hospital na Cidade do México com insuficiência respiratória. Desde maio último, a imprensa mexicana dizia que sua saúde inspirava cuidados.
Na época, seu filho Roberto declarou que Bolaños passava bem, mas que estava com dificuldades de locomoção. Em 10 de novembro, sua filha Paulina publicou no Twitter uma foto ao lado pai, que aparecia respirando com a ajuda de aparelhos.
A série "Chaves", que retratava o cotidiano dos moradores de uma vila, estreou em 1971 e tornou-se um fenômeno mundial, sendo transmitida em países como Tailândia e Rússia. No Brasil, estreou em 1984 no SBT, onde é exibido até hoje.
O canal, que tem um especial gravado sobre a morte do ator desde o ano passado, com depoimentos de fãs, ainda guarda episódios inéditos do programa. Pelo menos 39 histórias estão engavetadas.
"Chaves" foi ao ar pela primeira vez no Brasil no programa "TV Pow", com o episódio "Caçando Lagartixas", quatro dias após "Chapolin".
Ao longo dos anos, as séries foram retiradas do ar algumas vezes, mas sempre voltavam, graças às reclamações dos fãs. O SBT interrompeu ontem a exibição de "Chaves"para anunciar a morte do ator --que ficou entre os tópicos mais populares no Twitter mundial.
"Chaves" já esteve entre as maiores audiência do SBT, chegando até à liderança. Há cinco anos, registrava média de 12 pontos. Atualmente marca sete pontos, ficando em terceiro lugar no horário. Cada ponto equivale a 65 mil domicílios na Grande SP.
O elenco do programa dizia que o Brasil era o país em que "Chaves" mais fazia sucesso no mundo. O último post de Bolaños no Twitter --em que tinha mais de 6,6 milhões de seguidores-- foi uma mensagem de amor ao país. "Todo o meu amor para o Brasil", escreveu na quarta (26), em resposta a uma fã brasileira.
Bolaños viveu um triângulo amoroso com seus colegas de série Carlos Villagrán, o Quico, e Florinda Meza, a dona Florinda. A atriz namorou Villagrán por anos antes de engatar um relacionamento com Bolaños. Villagrán deixou então o programa para seguir carreira solo.
Essa não foi a única desavença no elenco: Maria Antonieta de Las Nieves, a Chiquinha, brigou com Bolaños em 1994 e iniciou uma disputa na Justiça para manter o direito de uso de sua personagem, que venceu em julho de 2013.
"Chapolin", exibida originalmente até 1979 (e reprisada até hoje), parodiava programas americanos de heróis. De Las Nieves e Ramón Valdés, o Seu Madruga de "Chaves", integravam o elenco.
O ator deixa seis filhos, de seu primeiro casamento.


Reprodução da Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário