sábado, 29 de novembro de 2014

Vilarejo do Nepal inicia sacrifício de animais apesar de protestos

Vilarejo do Nepal inicia sacrifício de animais apesar de protestos

Quase 300 mil foram decapitados ou degolados em festival em 2009
Hinduístas do Nepal iniciaram o sacrifício de centenas de animais nesta sexta-feira em um vilarejo remoto do país em homenagem à deusa Gadhimai, apesar dos protestos de uma ONG. O vilarejo de Bariyapur, perto da fronteira com a Índia, será o maior matadouro do mundo durante os dois dias do ritual, com o sacrifício de vários animais, de búfalos a ratos. "É (um evento) festivo, todos estão entusiasmados", afirmou o sacerdote Mangal Chaudhary no templo dedicado à deusa Gadhimai, onde acontecem os sacrifícios.

Após três horas de viagem para chegar ao local, o camponês Sita Ram Yadav afirmou que o ambiente era parecido ao de um carnaval, com a presença de milhares de fiéis. "Eu ofereço uma cabra a Gadhimai para que proteja a minha família. Se você acredita nela, atende os seus desejos". A festa começou à meia-noite e conta com um grande dispositivo policial: 1,2 mil agentes para vigiar a multidão. 

Os defensores dos animais acusam as autoridades do templo de "aproveitar-se da crença das pessoas" para levar o dinheiro dos fiéis, com o alto preço de entrada ou de estacionamento.

A denúncia foi feita por Manoj Gautan, presidente da Rede de Proteção do Bem-Estar Animal do Nepal, que está em Bariyapur para protestar contra o ritual. Quase 300 mil animais foram decapitados ou degolados na edição anterior do festival, em 2009.

Para exigir a proibição da festa, a ONG iniciou uma campanha que conta com o apoio da atriz britânica Joanna Lumley e da francesa Brigitte Bardot, que escreveu a Gautan para pedir o fim do que chamou de uma "tradição cruel".

Reprodução do Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário