sábado, 15 de novembro de 2014

Um Poema, Quatro Obras e mais Outro Poema

UM POEMA, QUATRO OBRAS E MAIS OUTRO POEMA


Tratado geral das grandezas do ínfimo

A poesia está guardada nas palavras - é tudo que eu sei.
Meu fado é o de não saber
quase tudo.
Sobre o nada eu tenho profundidades.
Não tenho conexões
com a realidade.
Poderoso para mim não
é aquele que descobre ouro.
Para mim poderoso é aquele que descobre as insignificâncias
(do mundo e as nossas).
Por essa pequena sentença
me elogiaram de imbecil.
Fiquei emocionado.
Sou fraco para elogios.

"Poemas Concebidos Sem Pecado" (1937)

"Compêndio para Uso dos Pássaros" (1960)

"O Livro das Ignorãças" (1993)

"Menino do Mato" (2010)

BRINCADEIRAS
(trecho)
Mais alto que eu só Deus e os passarinhos.
A dúvida era saber se Deus também avoava.
Ou se Ele está em toda parte como a mãe ensinava.

Nenhum comentário:

Postar um comentário