domingo, 16 de novembro de 2014

Morre Adib Jatene, médico e ex-ministro da Saúde

Morre Adib Jatene, médico e ex-ministro da Saúde

Aos 85, cardiologista teve uma parada cardíaca; velório será neste sábado
Diretor-geral do HCor formado pela USP, Jatene também foi secretário estadual de Saúde de São Paulo
CLÁUDIA COLUCCIDE SÃO PAULO

O médico e ex-ministro da Saúde, Adib Jatene, 85, morreu na noite desta sexta-feira (14). Ele havia sido internado no Hospital do Coração, em São Paulo, no dia 22 de setembro após sofrer um infarto agudo do miocárdio.
Após começar a passar mal em casa na noite desta sexta-feira, ele morreu no HCor após parada cardíaca.
Em maio de 2012, o médico já havia sido internado com dores no peito. À época, ele mesmo diagnosticou o próprio infarto e deu orientações sobre o seu tratamento. Passou por um cateterismo e precisou colocar um stent (prótese metálica para a desobstrução de artérias).
Diretor-geral do HCor e um dos pioneiros da cirurgia do coração no Brasil, Jatene tinha mais de 20 mil procedimentos em seu currículo. Foi o primeiro a realizar a cirurgia de ponte de safena no Brasil e inventou aparelhos e equipamentos médicos.
Filho de um seringueiro libanês e de uma dona de armarinho, era natural de Xapuri. Estudou na Universidade de São Paulo (USP), formando-se aos 23 anos pela Faculdade de Medicina. A residência e pós-graduação foram feitas no Hospital das Clínicas da mesma faculdade.

POLÍTICA

Nunca se filiou a partidos políticos, mas participou de várias gestões. Atuou como secretário estadual da Saúde de São Paulo (1979-1982), no governo de Paulo Maluf, e duas vezes como ministro, na mesma área, nas gestões Fernando Collor (1997-1998, por oito meses) e Fernando Henrique Cardoso (1995-1996, por 22 meses).
No governo de FHC, criou a CPMF (Contribuição Provisória Sobre Movimentação Financeira), para ajudar a financiar a saúde brasileira.
Ano passado, chegou a presidir uma comissão de especialistas que ajudou o governo federal na formulação de projeto para mudanças no ensino médico, mas se afastou depois de o governo de Dilma Rousseff (PT) lançar, à revelia da comissão, o programa Mais Médicos.
Em entrevista à Folha, Jatene criticou o fato de os programas de residência darem ênfase à alta tecnologia e especializações. "O médico precisa se transformar em um especialista de gente", disse ele à época.
Autor e co-autor de cerca de 700 trabalhos científicos publicados na literatura nacional e internacional, deixa quatro filhos --os médicos Ieda, Marcelo e Fábio, além da arquiteta Iara-- e a esposa Aurice Biscegli Jatene.
Ano passado, foi autor e co-autor de cerca de 700 trabalhos científicos publicados na literatura nacional e internacional.
Deixa quatro filhos --os também médicos Ieda, Marcelo e Fábio, além da arquiteta Iara-- e a esposa Aurice Biscegli Jatene.
O velório será realizado neste sábado (15), a partir das 9h, no anfiteatro do Hcor.


Reprodução da Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário