sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Ler é Poder: Começa a festa do livro em Porto Alegre

Ler é Poder: Começa a festa do livro em Porto Alegre

Abertura oficial da 59ª edição do evento ocorre às 19h na Praça de Autógrafos


A 59ª Feira do Livro de Porto Alegre será aberta oficialmente às 19h desta sexta-feira na Praça de Autógrafos. Desde às 9h já há atividades, mas as 140 bancas de expositores serão abertas às 13h. Até o dia 17 de novembro, a Praça da Alfândega será iluminada por essa rotina prazerosa da relação dos leitores com os livros e também com os autores. A feira cujo lema será "Ler é Poder" terá um patrono representante da docência, da crítica e do ensaio, o professor Luís Augusto Fischer. Por outro lado, o início da Feira será um pouco mais triste, sem o som da sineta de Julio La Porta, o xerife, que morreu na semana passada, aos 80 anos.

O poder estará nas mãos dos apaixonados por temas como literatura de suspense e terror, quadrinhos, cinema, biblioteconomia, história, política, entre outros. Neste ano, conforme a coordenadora da programação adulta, Jussara Rodrigues, serão mais de 700 sessões de autógrafos, 156 eventos em salas (mesas-redondas, palestras, seminários), 31 oficinas ligadas ao livro e à criação literária, 31 eventos artísticos e culturais, a presença da literatura internacional e uma área dedicada a crianças e jovens com 293 atividades.

A Alemanha será o país homenageado na Feira. Uma série de atividades, em parceria com o Goethe-Institut, além da presença de autores como Ingo Schulze, Robert Löhr, Jasmin Ramadan e Birgit Weyhe. Entre os autores internacionais presentes, Jussara destaca Shani Boianjiu (Israel), Francisco José Viegas (Portugal), Guadalupe Nettel (México), Alexis Aubenque (França); Gustavo Nielsen e Federico Andahazi (Argentina), Pepetela e Ondjaki (Angola) e Sean Branney (Estados Unidos). Ela frisa também as homenagens ao cronista Rubem Braga (100 anos de nascimento); Millôr Fernandes e Stanislaw Ponte Preta (90 anos). A área infantil, segundo a coordenadora Sônia Zanchetta será reduzida sem o Cais do Porto. "A área infantil ficará na Sepúlveda, entre a Mauá e a Siqueira Campos. Teremos o Teatro Sancho Pança, o QG dos Pitocos, a Biblioteca Moacyr Scliar, a Bebeteca, a Estação de Acessibilidade, a Casa do Pensamento", acrescenta.

O papel da biblioteca e da leitura
O Seminário Internacional "O papel da biblioteca e da leitura no desenvolvimento da sociedade" será uma das primeiras atividades da feira, com início, às 8h30min, e conclusão amanhã, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa. Em discussão, o papel da biblioteca como catalisadora dos processos de formação de leitores nas cidades. A conferência de abertura, às 10h, será "O ensino escolar da literatura", com o patrono da Feira, Luís Augusto Fischer. O encontro reunirá especialistas, educadores sociais, bibliotecários, professores e militantes do tema da leitura.

Franceses falam no âmbito da Feira
A Aliança Francesa de Porto Alegre, em parceria com a PUCRS e a Feira do Livro promove o Ciclo de Encontros Literários e Científicos, de hoje até 9 de novembro. Na abertura, às 10h30min, no Anfiteatro do Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS (Ipiranga, 6881) a palestra será "Os Desafios da Biodiversidade", com o presidente do Museu de História Natural de Paris, Gilles Bouef. Às 16h30min, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa (Praça Marechal Deodoro, 101), o tema será "As Bibliotecas de Equilíbrio em Nantes", com a diretora da Biblioteca de Nantes, Agnès Marcetteau. As palestras terão entrada franca e tradução simultânea.

Uma montanha para o saber

A ONG Parceiros Voluntários e o Banco de Livros realizam a atividade a "Montanha do Saber" durante os 17 dias de Feira. A ação consiste na coleta de livros para a criação de quatro bibliotecas em Organizações da Sociedade Civil indicadas pela Parceiros. O Banco de Livros fará triagem e higienização das obras, verificando necessidades das instituições quanto à infraestrutura e ao acervo, selecionando de acordo com o perfil do público-alvo, organizando espaço de leitura e entrega dos livros. Dia 17, às 13h, será formada montanha de livros, no Deck de Autógrafos. Mais pelo (51) 2101-9750 ou falapv@parceirosvoluntarios.org.br.


Reprodução do Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário