Cantora Cybele, do Quarteto em Cy, morre aos 74 anos no Rio
Segundo sua irmã Cynara, a artista se recuperava de pneumonia
A cantora Cybele de Sá Leite, uma das vozes do grupo Quarteto em Cy, morreu nesta quinta-feira (21), no Rio de Janeiro, em decorrência de uma isquemia pulmonar. Ela tinha 74 anos. Segundo sua irmã Cynara, Cybele se recuperava de uma pneumonia.
"É tristeza, muito tristeza, pela morte de uma pessoa assim tão querida e tão importante", disse o maestro Luiz Claudio Ramos, arranjador do quarteto até 1983.
Ele lembrou da participação da cantora, ao lado da irmã Cynara, no Festival Internacional da Canção em 1968, quando interpretaram "Sabiá", música de Chico Buarque e Tom Jobim. As duas conquistaram o prêmio Galo de Ouro na ocasião.
"A Cybele era a mais baiana de todas. no jeito, na malemolência", conta Inahiá Castro, biógrafa do grupo.
O grupo vocal Quarteto em Cy foi formado inicialmente pelas irmãs baianas Cyva, Cybele, Cynara e Cylene nos anos 1960.
As irmãs Sá Leite nasceram em Ibirataia, na Bahia, e se aproximaram da música graças a um projeto sociocultural no Estado. Receberam apoio de Vinicius de Moraes e Carlos Lyra para formar o Quarteto em Cy, nome que se refere à primeira sílaba dos nomes das integrantes.
Batizado com o nome do grupo, seu primeiro disco foi gravado em 1964 com composições de nomes como Edu Lobo, Ruy Guerra, Baden Powell, Moacyr Santos e Vinicius no repertório.
Por 40 anos, o grupo teve diversas formações. Em 1967, Cynara e Cybele saíram porque não queriam tentar a sorte no mercado fonográfico americano. Cybele voltou ao grupo uma década depois e o deixou novamente em 2013.
Reprodução da Folha de São Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário