quinta-feira, 30 de outubro de 2014

'Rock Around the Clock'

As redes de TV britânicas hoje em dia dedicam as tardes a velhos filmes em branco e preto. Percebi um dia que um dos canais iria exibir "Rock Around the Clock", que eu desejava ver há anos.
Estudei em um colégio interno nos anos 50 e era do comitê de cinema dos alunos, que selecionava os filmes que a escola exibiria. Escolhemos "Rock Around the Clock" ["Ao Balanço das Horas"], considerado subversivo demais pelos dirigentes da escola. Sem nos informar, o vetaram. Achei uma injustiça --os colegas nos culparam por uma temporada de cinema truncada.
Os dirigentes confundiram "Rock Around the Clock" e "Blackboard Jungle" ["Sementes da Violência"], que usou a canção "Rock Around the Clock", de Bill Haley e seus Cometas, como tema. "Blackboard Jungle" era um filme de "comentário social", uma sombria história de distúrbios numa escola dos EUA dominada por "delinquentes juvenis".
Estrelado por Glenn Ford e Sidney Poitier, foi proscrito pelo governo dos EUA. Quando foi lançado no Reino Unido, o Conselho de Censura britânico insistiu em muitos cortes. Durante exibição no sul de Londres, os Teddy Boys (aspirantes britânicos à condição de "delinquentes juvenis") iniciaram um tumulto, arrancando poltronas do cinema, e dançaram pelos corredores. Não imagino os meninos de minha escola fazendo coisa parecida se tivéssemos visto "Rock Around the Clock".
A música continua maravilhosa. Mas o protagonista da história fictícia sobre a descoberta do rock'n'roll em um salão de baile de uma pequena cidade que organizava festas para adolescentes e o subsequente sucesso de Bill Haley e seus Cometas parecem coisa de outra época. Especialmente Bill Haley, com seu paletó xadrez, cachinho sobre a testa e cara gorducha. Nenhum dos personagens tinha qualquer coisa de "delinquente". Em outubro de 1955, Nora Ney, pioneira do rock brasileiro, gravou a canção no lado B de um disco de 78 rotações (disponível no YouTube). Casada com Jorge Goulart, ela se exilou após o golpe de 1964.
Bill Haley foi o primeiro astro internacional de rock. "Rock Around the Clock" foi o primeiro hino internacional do rock e ficou no primeiro lugar da "Billboard" e da parada britânica por muitas semanas.
O disco vendeu mais de 25 milhões de cópias. No filme, Haley tem a companhia dos Platters, o mais bem sucedido dos grupos vocais negros dos anos 50, cantando "Only You", de Tony Martinez e sua banda e de Freddie Bell and his Bellboys. Infelizmente, Haley não esteve entre os primeiros 16 músicos levados ao Hall da Fama do Rock. Morreu de ataque cardíaco em 1981, quase esquecido, no Texas, sepultado em túmulo sem seu nome.

Texto de Kenneth Maxwell, na Folha de São Paulo
Tradução de Paulo Migliacci.

Nenhum comentário:

Postar um comentário