terça-feira, 24 de setembro de 2013

Fuga do Holocausto e chegada a Porto Alegre inspira livro

Fuga do Holocausto e chegada a Porto Alegre inspira livro

“Da guerra ao porto alegre – memórias de Simcha Brodacz” será lançado dia 1º, na Cultura


A história real de um sobrevivente do Holocausto inspirou o médico psiquiatra Fábio Brodacz. Ele, que agora se aventura no campo das letras, lança na terça-feira da próxima próxima semana “Da guerra ao porto alegre – memórias de Simcha Brodacz”, na Livraria Cultura, a partir das 19h30min.

O sobrenome de autor e protagonista não é mera coincidência. Simcha é pai de Fábio. Para narrar esta trajetória, o autor seguiu a linha de tempo de Simcha através de uma ferramenta muito presente em sua atividade como psiquiatra: a escuta. O resultado foi a tradução das vivências em textos que tramam memórias e licenças poéticas.

A obra começou a ser pensada em 2007, quando Simcha, com 73 anos, voltou à Polônia, depois de décadas vividas no Brasil. A partir dos relatos desta visita, foi despertada a curiosidade de Fábio Brodacz quanto à história do pai. O momento coincidiu com o período em que o autor frequentava um grupo de criação literária na capital, ministrada pela professora e crítica literária Léa Masina. Foi então que Fábio se dedicou às primeiras linhas deste relato que, depois de seis anos de produção, foi concluído e transformado em seu primeiro livro.

A narrativa começa justamente neste momento em que Simcha retorna à Polônia. Depois, o autor faz um retrocesso, abordando a vida do personagem desde o início da Segunda Guerra Mundial, em 1939, até a sua vida no Brasil, descrevendo ainda as lembranças do pai em passagens pela Alemanha e Israel antes de chegar ao país, onde escolheu Porto Alegre para viver. Assim, Simcha contou para Fábio suas histórias de vida, da guerra ao seu porto, o porto alegre, onde criou raízes.

“A cada página deste breve e comovente relato, o texto imprime verdade ao que conta. E encorpa. E, como toda aventura e encontro que topam o limite, tornam-se verdadeiros na história autêntica de pai e filho, mediada pela linguagem da prosa e da poesia que o filho leu para finar seus ouvidos e expressão”, avalia o médico psiquiatra e escritor Celso Gutfreind ao prefaciar a obra do colega e amigo. 

Candidato a patrono da edição deste ano da Feira do Livro, Gutfreind fará a apresentação de “Da guerra ao porto alegre - memórias de Simcha Brodacz” no lançamento do livro na capital.

O lançamento do livro marca o ano em que o autor celebra seus 40 anos e o pai seus 80. “Da guerra ao porto alegre – memórias de Simcha Brodacz” é uma publicação da Casa Editorial Luminara, com edição de Betina Mariante Cardoso, revisão de Gabriela Koza, projeto gráfico e coordenação de Évelyn Bisconsin e capa de Ailê Baccin e Évelyn Bisconsin (Porto DG).


Reprodução do Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário