segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Protestos contra o governo param Bancoc

Protestos contra o governo param Bancoc
Na Tailândia, dezenas de milhares vão às ruas da capital para pedir renúncia de premiê
DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Mais de 100 mil manifestantes pararam o centro de Bancoc ontem para exigir a renúncia da primeira-ministra da Tailândia, Yingluck Shinawatra. Os protestos aconteceram no dia seguinte ao anúncio feito pelo principal partido de oposição de boicote às eleições gerais, marcadas para fevereiro.
Os manifestantes começaram a se concentrar na noite de anteontem em 15 pontos estratégicos da capital. Ao menos mil pessoas se reuniram no entorno da residência da premiê, que está no nordeste do país, região favorável ao Puea Thai, seu partido.
Ao som de apitos (um símbolo das manifestações nas últimas semanas), as pessoas gritavam "Yingluck, saia daqui", observadas por dezenas de policiais armados.
A chefe de governo anunciou no início do mês a antecipação das eleições, depois de várias semanas de crise política e da demissão em massa de deputados da oposição.
"Se não se aceita o governo, que ao menos se aceite o sistema", disse Yingluck sobre o boicote às eleições.
Os manifestantes acusam a primeira-ministra de ser "um fantoche" do irmão Thaksin Shinawatra, ex-chefe de governo deposto em 2006 por um golpe de Estado e acusado de corrupção. Além de pedir a renúncia da premiê, eles querem a substituição do governo por um "conselho popular" até a realização de um novo pleito.
Um novo protesto foi anunciado para hoje, rumo aos escritórios governamentais, para impedir o início do registro de candidatos e partidos para as eleições.


Reprodução da Folha de São Paulo


Comentário rápido: A Tailândia parece a "república liberal" do Brasil (1946-1964), onde a oposição não possuía votos, mas não queria que quem ganhasse a eleição governasse.


Nenhum comentário:

Postar um comentário