quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

EUA e Reino Unido suspendem auxílio a grupos rebeldes sírios

EUA e Reino Unido suspendem auxílio a grupos rebeldes sírios
Decisão foi anunciada após tomada de bases de facção moderada
DIOGO BERCITODE JERUSALÉM

Os EUA e o Reino Unido anunciaram ontem a suspensão da assistência não letal ao norte da Síria após uma coalizão de facções islâmicas ter tomado bases do Exército Livre da Síria, força de oposição apoiada pelo Ocidente.
A Turquia, por sua vez, interrompeu a passagem em sua fronteira na região devido aos confrontos entre os grupos insurgentes que, além de lutar pela deposição do regime de Bashar al-Assad, passaram a disputar entre si os territórios do país.
O incidente reflete a complexidade do conflito na Síria. Em novembro, sete facções islamitas se uniram para formar a Frente Islâmica, que visa construir um Estado islâmico na Síria.
O avanço dessas facções preocupa o Ocidente, que apoia o Exército Livre da Síria e coalizões moderadas.
A decisão de suspender o auxílio foi anunciada especificamente após a tomada de bases na região de Bab al-Hawa. Um depósito do Conselho Supremo Militar, apoiado pelo Ocidente, foi saqueado.
De acordo com um porta-voz americano, a ajuda humanitária entregue à Síria não será prejudicada pela decisão. A "ajuda não letal" pode incluir a entrega de equipamentos de comunicação, suprimentos médicos, informações de Inteligência e também vestes de proteção.

Reprodução da Folha de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário