quinta-feira, 18 de junho de 2015

Votou contra o arquivamento do caso Riocentro


JÚLIO DE SÁ BIERRENBACH (1917-2015)

Votou contra o arquivamento do caso Riocentro

PEDRO IVO TOMÉDE SÃO PAULO

"Fizeram um show para dizer que eles [militares] foram vítimas. Vítimas uma ova, eles fizeram o atentado."
O pronunciamento do ministro aposentado do STM (Superior Tribunal Militar) Júlio de Sá Bierrenbach, gravado em 2014, refere-se ao caso Riocentro, de 1981, em que um militar morreu na explosão da bomba que seria usada para forjar um ataque terrorista.
Bierrenbach foi almirante de esquadra, a segunda mais alta patente da Marinha, e ficou conhecido por ter votado, enquanto ministro, pelo não arquivamento do caso, um dos mais emblemáticos da ditadura militar (1964-85).
Nascido em Sorocaba, interior paulista, era o quinto dos sete filhos de Júlio e Júlia, ambos professores estaduais.
Foi nomeado guarda-marinha em 1940, após os estudos na Escola Naval do Rio. Segundo a família, os livros de história naval foram responsáveis pelo interesse na carreira, pois não conhecia o mar antes de se tornar aspirante.
Após a nomeação, casou-se com Júlia, e participou de comboios no Atlântico, durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), a bordo do caça-submarinos Guaporé.
Atuou como capitão de mar e guerra no cruzador Tamandaré e foi representante da Marinha nos EUA por dois anos antes de ser nomeado ministro do STM, em 1977.
Morreu de parada cardíaca aos 98 anos, no dia 11, aniversário de 150 anos da Batalha Naval do Riachuelo, da Guerra do Paraguai (1865-1870), data magna da Marinha. Viúvo, deixa três filhos, netos e bisnetos.


Reprodução da Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário