sexta-feira, 26 de junho de 2015

Morre o tradicionalista Nico Fagundes, aos 80 anos

Morre o tradicionalista Nico Fagundes, aos 80 anos

Cantor, compositor e apresentador estava internado há cerca de um mês no Hospital Ernesto Dornelles, em Porto Alegre


Um dos expoentes da cultura tradicionalista do Rio Grande do Sul, Antônio Augusto Fagundes morreu na noite desta quarta-feira, no Hospital Ernesto Dornelles, em Porto Alegre. O músico, historiador e folclorista tinha 80 anos e estava internado há cerca de um mês por conta de uma infecção respiratória — em decorrência de complicações, teve constatada falência múltipla de órgãos. O velório de Nico, como era conhecido, será realizado na manhã de quinta-feira, no Salão Negrinho do Pastoreio, no Palácio Piratini.
O também tradicionalista Ernesto Fagundes descreveu a morte do tio como "uma grande perda":
— Sempre foi um guerreiro, um apaixonado pela vida. Foi um grande amigo, tio e parceiro.
Nos últimos anos, Nico enfrentou uma série de problemas de saúde — um derrame, em 2000, e uma infecção que chegou a deixá-lo em coma, em 2010. O autor da célebre letra do Canto Alegretense nasceu em Alegrete em 4 de novembro de 1934 — município que homenagearia com a composição, um dos hinos da música regionalista.
Chegou a Porto Alegre aos 20 anos e rapidamente se enturmou com os fundadores do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). Inicialmente, atuou como poeta e divulgador da obra de, entre outros, Aparício Silva Rillo e Jayme Caetano Braun.

Continue lendo no Diário Gaúcho

Nenhum comentário:

Postar um comentário