segunda-feira, 8 de junho de 2015

Morre o "pai" do Playmobil

Morre o "pai" do Playmobil

Horst Brandstätter morreu aos 81 anos na última quarta-feira

O alemão Horst Brandstätter, o presidente da empresa que produz a linha de brinquedos Playmobil, morreu aos 81 anos na quarta-feira passada, anunciou a empresa nesta segunda. A causa da morte não foi divulgada.

"Com Horst Brandstätter não apenas a família Playmobil perdeu o seu presidente, proprietário da empresa e patriarca, mas a indústria de brinquedos na Alemanha perde uma das suas personalidades mais ilustres", afirma a empresa Geobra Brandstaetter em um comunicado.

Conhecido como "Herr Playmobil" ("Senhor Playmobil") ou "HOB" entre os seus colaboradores mais próximos, Brandstaetter entrou no negócio da família em 1952, aos 19 anos, quando era administrado por seu tio.

Ele logo percebeu que o futuro da indústria de brinquedos deveria ser o plástico, ao invés do metal, e reestruturou as suas fábricas. Em 1958, desenvolveu o bambolê ou "hula hoop", que se tornou um sucesso mundial.

Durante a crise do petróleo dos anos 1970, com o aumento substancial do custo de plástico, o designer Hans Beck, que morreu em 2009, teve a ideia de criar pequenos bonecos e peças de 7,5 centímetros, usando a menor quantidade possível de plástico.

Sob a liderança de Brandstätter, a empresa com sede em Zirndorf, no estado da Baviera, criou três modelos: um cavaleiro, um operário e um índio americano. Daí a coleção foi aumentando até o presente, com piratas, fadas, palhaços, policiais, passando por sagas famosas como a série Stars Wars.

No ano passado, quando a marca completou 40 anos, as vendas do grupo Brandstätter chegaram a 595 milhões de euros.

Horst Brandstätter pavimentou o caminho para sua sucessão, estabelecendo em meados dos anos 1990 uma fundação para administrar a empresa.

*AFP

Reprodução de Zero Hora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário