terça-feira, 6 de outubro de 2015

Morre aos 58 anos ex-presidente do PT e da Petrobras

Morre aos 58 anos ex-presidente do PT e da Petrobras

Afastado da política desde 2011, José Eduardo Dutra coordenou a primeira campanha de Dilma Rousseff
DE SÃO PAULO

Ex-presidente do PT e da Petrobras, José Eduardo Dutra, 58, morreu neste domingo (4), em Belo Horizonte. Nascido no Rio de Janeiro, ele lutava contra um câncer.
Dutra fez carreira política em Sergipe. Assumiu a presidência do PT em 2010 e ficou no cargo só até abril de 2011, devido a problemas médicos. Em seu lugar, assumiu Rui Falcão, atual líder da sigla.
Como dirigente, teve papel central na primeira campanha de Dilma Rousseff, em 2010. Ele integrava o trio de coordenação do comitê petista, ao lado de Antonio Palocci e José Eduardo Cardozo. De maneira afetuosa, a presidente apelidou o grupo à época de "os três porquinhos".
Geólogo, trabalhou na Petrobras nos anos 1980. Foi dirigente do Sindicato dos Mineiros de Sergipe e presidente da Central Única dos Trabalhadores entre 1988 e 1990. Em 1994, foi eleito senador.
No governo do ex-presidente Lula, entre 2003 e 2005, foi presidente da Petrobras, tendo sido substituído por José Sergio Gabrielli.
Derrotado nas eleições de 2006, quando almejava vaga no Senado, voltou à estatal, no ano seguinte, como presidente da Petrobras Distribuidora. Deixou o cargo em 2009 para disputar o comando do PT, quando foi eleito.
Em abril de 2011, após a eleição e a posse de Dilma, Dutra anunciou publicamente que deixaria a presidência do PT por motivos de saúde.
Em entrevista à imprensa, fez um relato emocionado sobre seu estado e chegou a ler um laudo médico que apontava estresse agudo, com crises de epilepsia. O petista narrou um episódio em que ficou trancado em seu apartamento, no Rio de Janeiro, por dois dias, sem contato com o exterior e sofrendo alucinações.
Após o episódio, distanciou-se dos holofotes políticos, mas atuou com força em defesa do partido nas redes. Manteve por anos uma conta no Twitter em que rebatia críticas ao partido e a Dilma. Também falava com paixão sobre futebol, em especial sobre seu time, o Botafogo.
Atualmente era o primeiro suplente do senador Antonio Carlos Valadares (PSB/SE).
José Eduardo Dutra será velado em Belo Horizonte, nesta segunda-feira (5), a partir das 10h. O corpo será cremado no mesmo dia.

'DE PRIMEIRA QUALIDADE'

Dilma Rousseff lamentou a morte de Dutra em um comunicado: "O Brasil se despede de um grande brasileiro, meu amigo e companheiro." A presidente disse ainda que Dutra foi um líder "comprometido com nosso povo" e que "sua dignidade, inteireza de caráter e seriedade jamais serão esquecidas".
Em nota, o presidente do PT, Rui Falcão, chamou Dutra de "homem público de primeira qualidade, batalhador da causa da justiça social e exemplo de dedicação" ao partido. Ele destacou a passagem à frente da Petrobras.
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse que o país perde um "homem público que lutou por justiça social com incansável dedicação".


Reprodução da Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário