Morre galã de filmes do 'western spaguetti'
Giuliano Gemma, 75, sofreu acidente ontem
O ator italiano Giuliano Gemma, conhecido pelo papel de Ringo em vários filmes de "western spaghetti", morreu na noite de ontem, aos 75 anos, após um acidente rodoviário na região de Roma.
Gemma nasceu em Roma em 1938 e iniciou sua carreira cinematográfica aos 18 anos como dublê.
Ele atuou em mais de cem produções no cinema e na TV, que foram de comédias a filmes de aventura e históricos. Entre os mais importantes estão "Ben-Hur" (1959), "O Leopardo" (1963) e "O Deserto de Tártaros" (1976).
Em 1965, ele rodou "Uma Pistola para Ringo", de Duccio Tessari, que o consagrou como estrela desse subgênero cinematográfico e o tornou famoso no exterior. Gemma atuou em dez filmes dessa série, todos de grande sucesso.
O ator protagonizou o longa "Um Dólar Furado", também de 1965, de Giorgio Ferroni, em que interpreta um soldado que se envolve numa briga com o irmão após lutar na Guerra de Secessão.
Ao longo de sua carreira, contracenou com atores renomados como Charlton Heston, Burt Lancaster, Kirk Douglas, Rita Hayworth, Henry Fonda, Florinda Bolkan, Liv Ullmann, Philippe Noiret e Catherine Deneuve.
No ano passado, ele fez uma participação em "Para Roma Com Amor", de Woody Allen. Este acabaria sendo seu último filme. Ele era casado com a jornalista Baba Richerme e deixou duas filhas, Vera e Giuliana.
Reprodução da Folha de São Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário