Caro Juremir,
O projeto do metrô de Poá é ridículo. Vão fazer duas linhas paralelas. Da estação da rua da praia até a estação cairu, as duas linhas irão correr paralelas sem serem interligadas. Vai se gastar um bilhão de reais para duas linhas andarem uma ao lado da outra. Ridículo.
Da rua da praia até a estação do trensurb do mercado, não dá mais de 400 metros. Será que os porto alegrenses não podem andar 400m para pegar o metro. De outra parte, quem vem de Novo Hamburgo, são Leopoldo, Esteio, canoas, vai ter que andar estes 400m para pegar o metrô.
Isso vai acontecer da mesma forma que a Rodovia do Parque, que depois de licitada e gasto milhões se descobriu que era muito mais viável e iria desafogar muito mais a BR116 se a rodovia do parque tivesse ido para Portão e desviaria todo o tráfego da serra da 116 (um milhão de pessoas + ou -). Mas aí é outra obra, outros tantos milhões de reais e mais inaugurações e trocas de favores.
No metrô de POA depois de licitado e gasto alguns milhões vai se descobrir que ele não está interligado ao trensurb. Aí serão mais alguns bilhões, mais inaugurações e trocas de favores, pois agora tem a eleição de 2014, o que impede que se raciocine um pouco melhor.
O ideal do metrô de POA seria interligar a estação cairu ao trensurb, atendendo toda a população metropolitana e não só a de POA. Assim, quem mora na zona norte poderia ira ao aeroporto de metrô. O bilhão de reais que seria gasto do trecho estação cairu-rua da praia, poderia se fazer da estação do mercado do trensurb até o Beira Rio (para satisfazer os colorados) a cidade ficaria praticamente toda interligada e se fazer braços de aeromóvel saindo de diversos lugares em direção ao trensurb. Todo o transporte se daria num único modal (ferroviário).
Mas Porto Alegre é demais.
O gaúcho é tão orgulhoso e se acha tão inteligente que as vezes parece um imbecil.
Claro que tudo isso demandaria muito estudo, é apenas uma visão leiga que parece ÓBVIA.
Mas a eleição está aí, então não dá tempo de se fazer um estudo melhor.
O pior que vendo isso não há o que se fazer nem com quem reclamar, mas que não interligar o trensurb ao metrô é uma burrice, isto não há o que discutir.
Dirijo este desabafo para ti, porque me pareces um colunista inteligente.
Abraço
Nauro Zanella
Reprodução do blog do Juremir Machado da Silva.
A pergunta que não quer calar é "por que ninguém pensou nisso"?
Nenhum comentário:
Postar um comentário