quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Lincoln Olivetti, arranjador de grandes da MPB, morre aos 60

Lincoln Olivetti, arranjador de grandes da MPB, morre aos 60

Músico trabalhou com Gilberto Gil, Gal Costa, Tim Maia e Benjor
ANDRÉ BARCINSKIESPECIAL PARA A FOLHA

Morreu ontem, aos 60 anos, o maestro e arranjador Lincoln Olivetti, um dos nomes mais importantes da música pop brasileira e que trabalhou em discos de sucesso de Rita Lee, Gilberto Gil, Tim Maia, Jorge Ben, Gal Costa, Balão Mágico e dezenas de outros artistas.
A causa da morte, segundo a assessoria de imprensa do músico, foi um infarto.
Nascido em 1954 em Nilópolis, na Baixada Fluminense, aos 14 anos Olivetti já se apresentava profissionalmente em bailes no subúrbio do Rio e liderava uma banda considerada uma das melhores da cidade.
Mas foi na virada dos anos 70 para os 80 que ele realmente se destacou: tocou e fez arranjos de metais em "Rita Lee", LP que tinha "Lança Perfume", "Baila Comigo" e "Caso Sério".
Trabalhou com Jorge Ben em "Salve Simpatia", fez arranjos para Gilberto Gil em "Não Chore Mais" e "Palco", e para Tim Maia em "Eu e Você, Você e Eu" e "Acenda o Farol". Criou o arranjo de "Um Dia de Domingo", imenso sucesso de Gal Costa com participação de Tim Maia.
Olivetti fez trilhas de novelas, como "Dancin' Days" (1978), "Baila Comigo" (1981) e "Mandala" (1987). Recentemente, criou arranjos do programa "The Voice Brasil".
Em 1976, Olivetti conheceu o músico Robson Jorge (1954-1993), com quem gravou em 1982 o disco instrumental "Robson Jorge e Lincoln Olivetti", uma joia da soul music brasileira.
Olivetti se especializou em arranjos festivos e dançantes, que alavancavam a vendagem dos discos, mas que nem sempre mereciam os elogios da crítica. "Fui acusado de pasteurizar a MPB, mas eu só estava fazendo o que julgava melhor para os artistas", disse Olivetti, que era avesso a entrevistas.
Seus pares, no entanto, o idolatravam. Lulu Santos o chamou de "mestre dos mestres". Pepeu Gomes considera Lincoln Olivetti "um músico sempre à frente do seu tempo, fora de série, com um ouvido absoluto".


Reprodução da Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário