quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Dois russos são detidos por borrifar água benta no mausoléu de Lênin

Dois russos são detidos por borrifar água benta no mausoléu de Lênin

Ação foi destinada a destruir mito da imortalidade ao tentar ressuscitar ex-chefe de estado russo no dia da Epifania
Dois russos foram detidos pela polícia após borrifarem água benta no mausoléu que abriga o corpo mumificado de Lênin, na Praça Vermelha, aos gritos de "Levanta-te e anda!", indicou o site especializado OVD. Os dois homens passaram a noite na prisão após a ação realizada na segunda-feira, dia da Epifania ortodoxa celebrada pelos cristãos russos. Os detidos são acusados de vandalismo e podem pegar até 15 dias de prisão. 

Segundo o OVD, uma ONG especializada nas prisões de ativistas na Rússia, os dois homens são Evgueni Avilov e Oleg Bassov, membros de um coletivo de artistas, o Blue Rider. 

Os jovens passaram pelas barreiras que protegem o mausoléu antes de borrifarem o local com grandes garrafas de água, de acordo com um vídeo postado na internet. Os cristãos ortodoxos celebraram na segunda a Epifania, que marca o batismo de Cristo no rio Jordão, e durante a qual os fieis mergulham simbolicamente nas águas geladas de rios e lagos.

De acordo com uma porta-voz do Blue Rider, Irina Dumitskaa, citada pela OVD, a ação foi destinada a "destruir o mito de que Lênin é imortal ao tentar ressuscitá-lo no dia da Epifania, como Jesus ressuscitou Lázaro." 

A exposição do corpo mumificado do líder da Revolução de Outubro, em um mausoléu na Praça Vermelha, divide os russos. A maioria da população é a favor de sua retirada, mas os comunistas se opõem veementemente. Em 2012, uma pesquisa do Centro Levada mostrou que apenas 25% dos entrevistados concordavam em manter Lênin no mausoléu, enquanto 53% disseram que ele deveria ser enterrado.
Reprodução do Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário