terça-feira, 23 de dezembro de 2014

O homem da goela de ouro


O homem da goela de ouro

Morre aos 70 Joe Cocker, voz rouca de Woodstock e um brilhante cantor de grandes covers do rock
THALES DE MENEZESEDITOR-ASSISTENTE DA "ILUSTRADA"

O mais improvável astro do rock morreu nesta segunda (22), de consequências de um câncer no pulmão, aos 70 anos.
Joe Cocker era feio (ele era o primeiro a admitir), tinha a voz rouca que fez vários agentes o aconselharem a desistir da carreira, tinha uma movimentação no palco que parecia uma crise de espasmos e passou quase toda a carreira só cantando covers de grandes nomes do rock e do blues.
Inglês de Sheffield, Cocker morreu em sua casa em Crawford, no Colorado (EUA). A mudança de país pode servir para representar também sua evolução, de cantor que se apresentava em pubs nem um pouco respeitáveis nos anos 1960 àquele que defendeu a canção vencedora na cerimônia do Oscar em 1983.
A vida de Cocker mudou em agosto de 1969, quando seu empresário, depois de muita insistência, conseguiu convencer os organizadores do Festival de Woodstock a escalar o cantor e sua Grease Band.
O público se encantou com sua performance. Seu rosto contorcido, ao cantar "With a Little Help from My Friends", dos Beatles, é desde então uma das imagens marcantes do festival mais famoso do rock.
A canção, gravada no estúdio com Jimmy Page em fase pré-Led Zeppelin, dava nome a seu primeiro disco, lançado quatro meses antes.
Das dez faixas, apenas três eram autorais. Além da cover dos Beatles, gravou duas de Bob Dylan ("Just Like a Woman" e "I Shall Be Released").

FÓRMULA DE COVERS

Essa receita foi adotada em toda a carreira, inclusive no segundo álbum, lançado ainda em 1969 para aproveitar sua popularidade depois de Woodstock. O disco saiu em novembro, com apenas uma faixa escrita por Cocker. A lista de covers incluía Dylan, Lennon & McCartney, Leon Russell e George Harrison.
Com a dissolução da Grease Band, ele partiu para um projeto megalomaníaco: uma banda com mais de 20 músicos, a Mad Dogs & Englishmen. O disco que leva o nome do grupo é um álbum ao vivo, enorme sucesso de vendas.
Cocker manteve um ritmo intenso na estrada, mas o excesso de álcool fez com que passasse um ano e meio afastado da música no início dos 1970. Os problemas com drogas iriam acompanhá-lo pelas décadas seguintes, de vários maços de cigarro e garrafas de uísque por dia a fases de consumo de cocaína e heroína.
Cocker seguiu atuante, mas atraía só os fãs que envelheceram com ele, perdendo espaço entre os jovens.
Ao começar uma fase mais "careta" nos anos 1980, ele gravou com Jennifer Warnes "Up Where We Belong", tema do filme "A Força do Destino", com Richard Gere. Vencedora do Oscar, foi a música mais tocada nos EUA em 1982.
Com esse foco pop, Cocker iniciou uma fase de grandes vendagens. A música "You Can Leave Your Hat On", do álbum "Cocker" (1986), foi incluída na trilha de "Nove Semanas e Meia de Amor", dando a ele mais um sucesso mundial.
No ano seguinte, mais uma vez ganhou as paradas, com "Unchain My Heart".
Nas últimas duas décadas, ele continuou gravando e excursionando. Foram 22 álbuns de estúdio --o último deles é "Fire It Up", de 2012.
Veio ao Brasil em 1991, para cantar no Rock in Rio 2, e em 2012, quando fez shows em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Belo Horizonte.

ANOS INCRÍVEIS

Cocker marcou presença também na TV. Em 1976, se apresentou no humorístico "Saturday Night Live" e o ator John Belushi (1949-1982) fez uma imitação sensacional de seu estilo careteiro e desengonçado. O dueto dos dois em "Feelin' Alright" é impagável.
Em 1988, sua versão de "With a Little Help from My Friends" virou tema da série "Wonder Years", exibida no Brasil como "Anos Incríveis".
Cocker teve dois relacionamentos duradouros. De 1963 a 1976, namorou Eileen Webstar, amiga de adolescência em Sheffield. Em 1978, conheceu a americana Pam Baker, companheira até a morte.


Reprodução da Folha de São Paulo


DISCOGRAFIA

6 álbuns essenciais

With a Little Help from My Friends (1969)
Disco de estreia, com vários covers. Além da faixa título, duas de Bob Dylan e "Don't Let Me Be Misunderstood", sucesso do Animals

Joe Cocker! (1969)
Mais covers de Bob Dylan e dos Beatles -incluindo "Something", de George Harrison- e "Bird on the Wire", balada do cantor canadense Leonard Cohen

Mad Dogs & Englishmen (1970)
LP duplo ao vivo com sua superbanda. Canta "Honky Tonk Woman", dos Rolling Stones, e "Feelin' Alright", de Dave Mason, que virou um hit

I Can Stand a Little Rain (1974)
Disco um tanto amargurado, traz um de seus sucessos mais marcantes, "You Are So Beautiful", composta por Billy Preston e Dennis Wilson

Cocker (1986)
Nada roqueiro, o álbum tem várias baladas para tocar nas rádios. Nele está "You Can Leave Your Hat On", que foi para a trilha do filme "Nove e Meia Semanas de Amor"

Unchain My Heart (1987)
Este álbum consagrou Joe Cocker para um público mais maduro. A canção que dá título ao disco acabou se transformando em sucesso de rádios FM, insistentemente tocada até os dias de hoje

Reprodução da Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário