quinta-feira, 23 de julho de 2015

Religiões mantêm Jerusalém como principal ponto turístico

Religiões mantêm Jerusalém como principal ponto turístico

DA ENVIADA A ISRAEL

Em uma área inferior a um quilômetro quadrado, o centro histórico de Jerusalém reúne templos sagrados do cristianismo, judaísmo e islamismo, atraindo fiéis das principais religiões monoteístas do mundo. No quesito turismo, é a principal atração de Israel.
É lá onde está o Santo Sepulcro, em que, segundo a tradição cristã, Jesus Cristo foi sepultado. A Via Dolorosa é descrita em 14 estações, desde a condenação ao sepultamento de Jesus.
Durante o percurso, o viajante pode parar para tomar um café em um antigo hospital austríaco, com vista para todo o sítio histórico.
A Cidade Velha abriga o Muro das Lamentações, sagrado para o judaísmo. A construção é o único vestígio de um antigo templo judeu e, há séculos, recebe fiéis que colocam papéis com pedidos entre as fendas do muro. Em maio, em visita ao Oriente Médio, até o papa Francisco visitou o local, onde fez uma oração.
Colada ao muro está a Esplanada das Mesquitas, que, por sua vez, é o endereço do Domo da Rocha –o local é considerado sagrado pelo islamismo e emula as tensões que existem na região.
Pouco acima do monte das Oliveiras, um mirante oferece uma visão panorâmica do centro histórico, que inclui o mercado árabe.
Apesar do calor intenso entre os meses que vão de abril a outubro, é recomendável não usar decote, nem expor os ombros durante visitações. Na Esplanada das Mesquitas, é proibido carregar símbolos religiosos, como Bíblias ou terços.
O Museu de Israel, por sua vez, exibe os manuscritos do mar Morto. Descobertos ocasionalmente numa caverna, os textos em pergaminho são fragmentos de livros do Velho Testamento, exceto o de Ester.

O MAR E A CERCA

A 77 quilômetros da cidade de Jerusalém, na divisa com a Jordânia, está o ponto mais baixo da Terra: o mar Morto. Uma das principais atrações turísticas de Israel, o lugar fica 417 metros abaixo do nível do mar.
Graças à sua densidade, os visitantes não afundam durante o banho. A concentração de sal é tamanha que não se pode molhar os olhos. Turistas tomam banho de lama em busca das propriedades terapêuticas da água. Ao longo de sua costa, há praias públicas e particulares.
A 70 quilômetros dali, está Massada. A fortaleza construída cerca do ano 30 a.C pelo rei Herodes fica de frente para a Jordânia. No caminho até o mar Morto, é possível acompanhar a cerca que separa Israel da Cisjordânia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário