quarta-feira, 15 de julho de 2015

Livro de crônicas de Diana Corso é o vencedor do Prêmio AGES

Livro de crônicas de Diana Corso é o vencedor do Prêmio AGES

Ao todo, foram 124 livros inscritos em oito categorias
Em uma noite com homenagens à memória dos escritores Carlos Urbim e Sérgio Napp, falecidos no primeiro semestre deste ano e também ao autor e professor Luiz Antônio de Assis Brasil pelos 70 anos de idade e 30 anos da oficina literária na PUCRS, a Associação Gaúcha de Escritores realizou a cerimônia de entrega do 13º Prêmio AGES em oito categorias, além do Livro do Ano. A premiação ocorreu neste sábado, no Auditório Barbosa Lessa do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo. 

A obra vencedora do Livro do Ano e também da categoria Crônica foi "Tomo Conta do Mundo: Conficções de uma Psicanalista", de Diana Corso (Arquipélago Editorial). Pela distinção, a autora recebeu um cheque de 2 mil reais.

"Obrigado aos escritores da AGES pela escolha, obrigado à Rubem Braga que fundou a nós os cronistas. Freud queria um prêmio em psicanálise, mas recebeu um Prêmio Goethe. Eu sempre almejei um prêmio literário e não o científico por acreditar ser importante este tipo de premiação", destacou Diana ao receber o troféu. A obra com 95 crônicas e um ensaio é uma jornada sutil pelo comportamento humano e também pela feminilidade. Ao todo, foram 124 livros inscritos em oito categorias. A noite teve leitura de textos de Carlos Urbim e Sérgio Napp e também o auxílio musical de Cláudio Vera Cruz e Rubem Penz. 

"Foi uma noite muito especial, pois tivemos o auditório lotado, a presença dos escritores e também pudemos homenagear o nosso fundador Luiz Antônio de Assis Brasil, responsável com suas oficinas por uma geração de escritores como Monique Revillion, Cíntia Moscovich, Amilcar Bettega, Daniel Galera, Diego Petrarca, Vitor Diel, Michel Laub, só para citar alguns exemplos, além de nossos eternos amigos Carlos Urbim e Sérgio Napp", ressaltou o presidente da AGES, Caio Riter. 

"Não me sinto responsável por estes escritores, pois eles tinham grandes habilidades literárias. Só passei o conhecimento de ouvir e sentir os outros, ler crítica e teoria literária e também a se abrir mais para outras artes e para o mundo do conhecimento que é o que reforça o ofício", agradeceu Assis Brasil. 
Acompanhe abaixo todos os premiados:

Livro do Ano e Crônica:
"Tomo Conta do Mundo: Confissões de uma psicanalista" - Diana Corso - Arquipélago Editorial
Não Ficção:
"Pão & Circo: Textos, Roteiros e Argumentos para o Picadeiro" – Dilmar Messias – Libretos
Especial:
O melhor de Mario Quintana - Armindo Trevisan, Dulce Helfer e Tabajara Ruas – AGE Editora
Infantil:
"Filhos de Ceição" – Helô Bacichette – Editora Melhoramentos
Juvenil:
"Eu é um outro"– Hermes Bernardi Jr. - Edelbra
Narrativa Longa:
"Terra Avulsa" – Altair Martins - Record
Narrativa Curta:
"Água de poço em noite fria de lua cheia" – Ayalla de Aguiar – Terceiro Selo
Poesia:
"Arrastão e outros poemas" – Marlon de Almeida – Off Flip Editora
Reprodução do Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário