sábado, 25 de julho de 2015

Inéditos confirmam a grandeza e o estilo único de John Fante

CRÍTICA LITERATURA/CONTO

Inéditos confirmam a grandeza e o estilo único de John Fante

'A Grande Fome' reúne 17 histórias nunca publicadas em livros pelo escritor americano, morto há 32 anos
CIRO PESSOACOLABORAÇÃO PARA A FOLHA

John Fante está de volta.
Trinta e dois anos após a sua morte, um espetacular golpe de sorte do biógrafo Stephen Cooper ("Full of Life: a Biography of John Fante", inédito no Brasil) fez com que um novo livro de um dos maiores escritores de todos os tempos voltasse às livrarias.
O acaso aconteceu em 1996, durante uma das visitas que Cooper então fazia regularmente à viúva de Fante, Joyce, no sítio onde ela vive em Malibu, Califórnia.
Era para ser mais uma entrevista sobre a vida do escritor americano (1909-1983), mas uma surpresa aconteceu naquela tarde de verão: um dia antes a viúva encontrara uma pasta com alguns contos inéditos de Fante e outros já publicados em revistas literárias como "Scribner's" e "Esquire", mas jamais lançados em livros.
O próprio Cooper reuniu 17 destes contos numa coletânea e deu a ela o nome de "A Grande Fome", título de uma das histórias.
O resultado é surpreendente na medida em que sublinha a grandeza, o estilo único e a genialidade deste autor que influenciou diversos escritores, como o americano Charles Bukowski (1920-1994), e continua a marcar a obra de novos artistas.
Dentre as preciosidades de "A Grande Fome", encontra-se a íntegra do prólogo para uma de suas maiores obras, "Pergunte ao Pó" (1939).
O texto, que na verdade é um resumo do romance e revela ao leitor o final da trama, só seria publicado em 1990 em uma versão incompleta, sem a última página.

ALTER EGO

"A Grande Fome" traz ainda obras-primas, como o inédito "Um Sujeito Monstruosamente Esperto", que revela a primeira aparição de seu alter ego mais famoso, Arturo Bandini.
Em "A Mãe de Jakie" (1933), "As Suaves Vozes Silentes", (1932), "Bote na Conta", publicado na "Scribner's" em abril de 1937, e "Uma Mulher do Mal", Fante explora um de seus temas mais recorrentes, os conflitos da família italiana para se adaptar à sociedade norte-americana.
Para os leitores que se sentiam órfãos de John Fante e para aqueles que ainda não conhecem seus livros, o lançamento de "A Grande Fome" é um presente. Um presente e tanto.

A GRANDE FOME
AUTOR John Fante
TRADUÇÃO Roberto Muggiati
EDITORA José Olympio
QUANTO R$ 35 (288 págs.)
AVALIAÇÃO ótimo


Reprodução da Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário