quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

James Dean volta às telas em cinebiografia

James Dean volta às telas em cinebiografia
Longa terá Robert Pattinson, de 'Crepúsculo', mas papel do mito morto em 1955 fica com o novato Dane DeHaan
Ator americano foi o primeiro a ter indicação póstuma ao Oscar, em 1956, por seu filme de estreia, 'Vidas Amargas'
ANÉLIO BARRETOCOLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O Porsche Spyder 550 prateado, número 130 pintado nas portas, estava ali. Os dois homens entraram para uma viagem de sete horas. Estavam em Los Angeles, na Califórnia, e partiriam para Salinas, no mesmo Estado norte-americano, para uma corrida de automóvel --era 30 de setembro de 1955.
O Spyder, novinho em folha, era um convite para o pé no acelerador. A hora em que deixaram Los Angeles não é bem certa, mas às 16h50, na rota 99, dois guardas pararam o carro e multaram seu motorista, que viajava a 125 km/h.
O Porsche chegou aos arredores de Cholame às 17h55, em direção ao entroncamento de Grapevine, estrada 466 com a Highway 41, um trecho em forma de "Y".
O sol estava nas costas dos dois viajantes e batia de frente nos olhos de Donald Turnupseed, que seguia em seu Ford Custom Tudor preto 1950 em sentido contrário.
Turnupseed pretendia deixar uma das hastes do "Y" e virou para a esquerda, em direção à frente do Porsche.
"Ele tem que parar, ele tem que nos ver!", gritou o motorista do Porsche. Sinais na estrada indicariam que Turnupseed tentou frear e derrapou duas vezes, mas na única vez em que falou sobre o acidente disse: "Eu não o vi, por Deus, eu não o vi".
A batida foi de frente. O motorista do Porsche teve o pescoço e a espinha dorsal quebrados.
Assim morreria, minutos depois, dentro de uma ambulância, James Dean, com 24 anos, estrela de cinema que se tornaria um gigante mesmo depois de morto.

NOVO FILME

A vida de James Dean será filmada agora por Robert Pattinson, conhecido por seu papel como o vampiro Edward Cullen em "Crepúsculo".
Ele será o fotógrafo Dennis Stock, amigo e companheiro de Dean --que será interpretado por Dane DeHaan, revelação de Hollywood que estará nas telas em 2014 em "O Espetacular Homem Aranha 2".
Título do filme: "Life" (vida). Na direção, Anton Corbijn, que já filmou a vida trágica de Ian Curtis, vocalista do grupo de rock Joy Division.
Depois de várias pontas e pequenos papéis em cinema, teatro e televisão, James Dean teve, em 1955 (ano em que morreu) e 1956, o reconhecimento e a glória mundiais.
Foi o primeiro ator a receber uma indicação póstuma para o Oscar por "Vidas Amargas", em 1956 --o vencedor foi Ernest Borgnine, por "Marty".
No mesmo ano, em outubro, depois de sua morte, estreou "Juventude Transviada", com sucesso tão grande nos EUA que ficou em cartaz por sete meses, batendo os recordes de bilheteria da época.
Em outubro de 1956, lançaram "Assim Caminha a Humanidade", e ele foi novamente indicado postumamente para o Oscar de melhor ator em 1957 --o vencedor foi Yul Brynner, por "O Rei e Eu". Sua morte teve repercussão mundial.
Em 30 de setembro de 1955 o mecânico Rolf Weutheric foi o passageiro que embarcou com James Dean no Porsche 550 prata.
Depois do acidente, na ambulância, Weutheric, ao lado de Dean --que tinha muitos sangramentos internos provocados pela coluna quebrada-- disse que ouviu "um grito suave emitido por Jimmy, a lamúria de um menino chamando sua mãe ou de um homem encarando Deus". Dean morreu em seguida.
Donald Turnupseed, com 23 anos na época, praticamente nada sofreu. Foi medicado por um ferimento no nariz e alguns outros no hospital de Tulare, Califórnia, sua cidade.
Viveu mais 40 anos, formou família e montou uma empresa de sucesso na área da eletricidade. Morreu em 1963, vítima de câncer no pulmão.

'LORD BYRON'

James Byron Dean nasceu em 8 de fevereiro de 1931 em Marion, em Indiana, filho de Mildred Wilson Dean e Winton Dean. O Byron era homenagem de sua mãe ao poeta Lord Byron. Mildred amava poesias e tinha vários livros delas, que depois passaram a ser lidos e recitados pelo filho.
Com Dean aos sete anos, a família mudou-se para Santa Monica, um subúrbio de Los Angeles, e ele foi matriculado em uma escola do bairro de Brentwood.
Assediado pelos colegas, por ser tímido e míope (três graus), dedicou-se às aulas de dança e violino, e mais tarde à fotografia, escultura, pintura e música. Depois, às corridas de automóvel.
A mãe incentivava suas incursões pelas artes e deu-lhe um violino. Mildred Dean morreria de câncer em 1940. Dean tinha nove anos e colocou o violino no caixão dela.
As despesas com a doença da mulher levaram seu pai à falência. Dean foi morar com tios em uma fazenda em Fairmount, interior de Indiana.
Lá, tinha múltiplos afazeres, de alimentar os animais a ordenhar vacas. Aos dez anos o tio o ensinou a pilotar o trator. Aos 16, deu-lhe uma moto, da marca Whirrer.
James apaixonou-se pela velocidade e, embora a moto não pudesse correr muito, era chamado de louco.
Foi matriculado no Santa Monica Junior College. Conheceu o respeitado ator James Whitmore e frequentou o curso de teatro que ele patrocinava.
Seguindo conselho de Whitmore, mudou-se para Nova York, em 1951, para tentar seriamente o cinema e o teatro. Naquela época trabalhou como ajudante de garçom e porteiro de prédios, entre outras atividades semelhantes, para se manter.
Fez também comerciais e várias pontas em filmes e peças. Cansado de fazer pontas aqui e ali, Dean, incentivado por Whitmore, fez um teste no disputado Actors Studio de Nova York, que já havia revelado Marlon Brando, Montgomery Cliff e Arthur Kennedy, entre outros. E foi aprovado. Em 1952 ele escreveu para sua família:
"Tenho feito grandes avanços em minha arte. Depois de meses de audições estou muito orgulhoso de anunciar que sou membro do Actors Studio. A maior escola de teatro. Teve grandes atores como Marlon Brando, Julie Harris, Arthur Kennedy, Mildred Dunnock."
"Poucos conseguem entrar nela e é absolutamente grátis. É a melhor coisa que pode acontecer a um ator. Sou um dos alunos mais jovens. Se eu conseguir continuar e nada interferir com meu progresso, um desses dias poderei contribuir com alguma coisa para o mundo."
Ele trabalharia depois com Arthur Kennedy em "See the Jaguar" (veja o jaguar). O ator Phillip Pine dividia o camarim com Dean durante todo o período, nas temporadas off-Broadway e Broadway.
Segundo Pine, Jimmy, como Dean era chamado, não demorou a demonstrar, como ator de palco, que era realmente um pé no traseiro para seus colegas.
Ele frequentemente dizia suas falas em uma cadência diferente ou mesmo de outro jeito que não o previsto, o que provocava tensão.
"See the Jaguar" fracassou, mas Dean chamou a atenção da crítica e em 1954 fez "O Imoralista", também na Broadway, peça baseada em obra de André Gide. Nela, ele faz o papel de um homossexual. Ganhou o Tony Award de melhor ator do ano.

'VELOCIDADE DEAN'

Quando morava com os tios, em Fairbanks, Dean conheceu o pastor James de Weerd, do qual se tornou amigo íntimo (chegou a ser dito que Dean era bissexual e manteve relações com ele). Weerd o ensinou a dirigir seu Cadillac conversível. E, sem que Weerd soubesse, escondido dele e do tio, começou a participar de corridas.
Venceu várias delas, o que lhe conferiu o apelido de "one-speed Dean" (velocidade Dean, em tradução livre).
Voltando a Hollywood. Jane Deacy, uma agente cinematográfica, passara a representar Dean naqueles primeiros dias dele em Nova York, trabalhando como garçom e porteiro.
Quando ele pensou em desistir de tudo, após uma discussão com o diretor de "O Imoralista" que o fez abandonar a peça, ela lhe disse que havia um convite de Elia Kazan para que fizesse um teste.
O filme seria "Vidas Amargas", rodado em Hollywood, em 1954, baseado em livro de John Steinbeck. Dean se entusiasmou. Afinal, Kazan havia lançado Marlon Brando. Brando e Montgomery Cliff eram os únicos atores que mereciam sua admiração.
Dean foi o escolhido no teste, mesmo concorrendo com Paul Newman. Ele faria o papel de Cal Trask, um jovem depressivo e problemático.
O adiantamento que recebeu foi de US$ 5.000, e com eles comprou uma moto Triumph T-110. O elenco passaria algumas semanas nos arredores de Spreckels, no vale de Salinas, onde algumas cenas seriam filmadas. Kazan soube que James pretendia ir para lá em sua moto.
A fama de grande velocista de Dean já era conhecida.
"Nada feito, Jimmy. Não posso correr o risco de você ter uma queda", disse Kazan.
"A gente espera ter uma queda uma vez por ano", disse Dean a um repórter.
"Se ele quer se matar, espero que isso não aconteça durante um filme meu", rebateu o diretor.
No meio das filmagens, Dean acabou conhecendo, em um estúdio vizinho, a atriz Pier Angeli, que trabalhava em "O Cálice Sagrado". Dizem que foi o grande amor de sua vida, e chegou-se a falar em casamento. A mãe de Angeli foi contra, porque Dean não era católico e tinha fama de rebelde --enfim, um garoto problema.
Isso, mais a indecisão de Dean sobre o casamento levaram Angeli a desistir dele e casar-se com o cantor Vic Damone. O casamento durou quatro anos. Pier Angeli morreu em 1971, aos 39 anos, vítima de overdose de barbitúricos.

RUMO A SALINAS

Nicholas Ray viu o filme de Kazan em janeiro de 1955 e concluiu que James Dean era o ator para seu próximo filme, "Juventude Transviada". Jim Stark, o personagem, tinha muito, muito de Dean.
Ele procurou o ator e o convidou. Ao ler o papel de Stark, que praticamente o personificava, Dean aceitou. Recebeu US$ 50 mil e comprou um Porsche Spyder prateado. Animadíssimo, dizia a amigos que atingia 240 km/h.
Participou de corridas, venceu algumas e disse ao diretor Ray que pretendia correr em Salinas em outubro.
Estava tão à vontade em "Juventude Transviada" que deu palpites na trama, na formação do elenco e dispensou os dublês que o substituiriam em cenas mais perigosas.
Passou a dormir no estúdio, onde recebia centenas de fãs que haviam visto "Vidas Amargas" e se apaixonaram por ele. Queriam autógrafos ou simplesmente vê-lo.
Quando terminou "Juventude", foi convidado pela Warner para "Assim Caminha a Humanidade", de George Stevens, com Elizabeth Taylor e Rock Hudson. Aceitou.
Recebeu US$ 300 mil e comprou um novo Porsche Spyder. Só que a Warner, sabendo de sua mania de corridas, o fez assinar um documento em que se comprometia a não correr durante as filmagens. Relutou, mas assinou.
As filmagens de "Assim Caminha a Humanidade" começaram em março e terminaram em 22 de setembro.
No dia 30, Dean embarcaria em seu Porsche Spyder para ir a Salinas.


Reprodução da Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário