quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Meu marido merece um par de chifres

Desde 1988 venho estudando a infidelidade na cultura brasileira. Um dos dados mais interessantes que encontrei é que a infidelidade feminina parece ser motivada, em grande parte, pelo desejo de vingança.
A vingança mais óbvia é quando o marido é infiel e a mulher quer "dar o troco", como contou uma jornalista de 35 anos.
"Descobri que meu marido estava me traindo com uma mulher que conheceu no Facebook. Fiquei com ódio dele, mas não quis me separar. Ele foi o meu primeiro namorado. Temos dois filhos pequenos, uma casa linda, muitos projetos em comum. Depois de descobrir a traição, tive um caso com um colega de trabalho. Nem gostava muito dele, mas precisava sentir o gostinho da vingança."
Existem outros tipos de vingança, como a de uma empresária de 49 anos que queria provar ao marido (e a si mesma) que ainda é atraente.
"Meu marido faz um sexo burocrático, marca ponto todo sábado ou domingo. Não me sentia mais uma mulher atraente, desejável, sexy. Até que conheci um rapaz que me trata como uma deusa do amor e do sexo. Não consegui resistir. Mas bem que meu marido merece um par de chifres".
Também existe outra justificativa feminina para a traição: quando elas dizem que não se sentem suficientemente reconhecidas pelos maridos e encontram nos amantes as provas do próprio valor. Nestes casos, a ideia de levantar a autoestima é muito presente, como mostrou uma professora de 41 anos:
"Meu amante faz questão de me elogiar o tempo todo, diz que sou a mulher mais linda e gostosa do mundo. Está sempre disponível, me valoriza, faz tudo para me agradar. É o oposto do meu marido, que só me critica, implica com tudo e me bota para baixo. Se eu não tivesse um amante, minha autoestima estaria no buraco."
As mulheres que pesquisei culpam seus maridos pelas próprias traições, demonstrando que a falta de reconhecimento, de elogios e de valorização pode ser muito mais ameaçadora para a fidelidade no casamento do que a falta de sexo, de dinheiro e até mesmo de amor.
Será que a vingança é apenas uma desculpa utilizada por algumas mulheres para justificar (ou tornar mais aceitável) as próprias traições? Ou, como disse a empresária, "alguns maridos merecem mesmo um belo par de chifres"?


Texto de Mirian Goldenberg, na Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário