Atriz e ex-modelo Betty Lago morre aos 60 anos
Artista não resistiu a um câncer na vesícula, que enfrentava desde 2012
Pioneira nas passarelas internacionais, Betty Lago atuou em novelas e apresentou programas de moda no canal GNT
A atriz e ex-modelo Betty Lago morreu no domingo (13), aos 60 anos, em sua casa, no Rio. Ela lutava contra um câncer na vesícula desde 2012. O corpo será cremado nesta segunda (14), às 17h, no cemitério Memorial do Carmo, na zona portuária do Rio.
Em artigo publicado na Folha em 19 de maio de 2013, ela falou sobre o diagnóstico da doença, algo que, em suas palavras, além de "ajudar aos outros, ajuda a nós mesmos".
Betty contou que o desenvolvimento do tumor estava relacionado com a demora em retirar o órgão, procedimento sempre "protelado" pela atriz diante da rotina.
"Sempre tinha uma novela para fazer, uma viagem incrível depois da novela e depois mais novelas e mais viagens... Como?", questionou-se.
No texto, a atriz dizia não existir "viagem mais incrível do que estar viva e com saúde", algo que "não tinha a capacidade de enxergar, porque, sem querer, me acreditava imortal". "Vamos vivendo e nem percebemos o tempo passar. Não enxergamos nossa vulnerabilidade, ou não queremos enxergá-la. Clichê? Sim, mas é a pura verdade."
PIONEIRA
Betty Lago posou para a revista "Serafina" no início deste ano, em ensaio sobre envelhecimento. Na entrevista, demonstrou otimismo. "Esse negócio de idade é complicado. Só não é quando a gente está muito bem, que nem eu."
Ela relembrou o início como modelo, aos 18 anos. "Costumava cair muito na passarela, porque calçava pouco. Era uma mulher de 1,77 m com pé 36. Com o tempo ele cresceu."
Nas passarelas, Betty teve uma carreira de destaque no exterior nos anos 1970 e 1980, com desfiles para Karl Lagerfeld e Thierry Mugler.
Estreou na TV em 1992, na minissérie "Anos Rebeldes", de Gilberto Braga, exibida pela Globo. Dois anos depois, foi a Bibi em "Quatro por Quatro". Seu último trabalho em novelas foi em "Pecado Mortal" (2014), da Record.
Como apresentadora, Betty criou e comandou por cinco anos o programa "GNT Fashion", hoje com a jornalista e consultora de moda Lilian Pacce. No domingo (13), Lilian falou do legado da colega no mundo da moda, que considerou "a grande modelo brasileira nos anos 1980".
"Foi uma das primeiras divas da moda. Abriu caminho para outras brasileiras no mercado internacional", avaliou a jornalista. "Mesmo depois que descobriu a doença, não baixou a guarda. Estive com a Betty recentemente e posso dizer que ela lutou muito".
A consultora Costanza Pascolato destacou o pioneirismo da atriz. "Os personagens da moda dos anos 1980 e 1990 foram ícones por si só, e Betty foi realmente expressiva. Ela, sem dúvida, abriu caminho para outras brasileiras."
Betty também integrou o "Saia Justa", também do GNT, de 2005 a 2010. Recentemente, foi jurada do programa "Desafio de Beleza", com a modelo Mariana Weickert e o maquiador Daniel Hernandez.
Em nota, o canal afirmou que a atração continua no ar às segundas-feiras, às 19h, e que exibirá, "em breve", episódios da série humorística "Pirei com Betty Lago", exibida de 2011 a 2013, como homenagem à atriz.
Reprodução da Folha de São Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário