sexta-feira, 26 de julho de 2013

Cidade na Sibéria bate recorde histórico de calor com 32ºC

A cidade russa de Norilsk, que fica na região siberiana de Krasnoyarsk, bateu neste fim de semana o recorde histórico de calor ao alcançar 32ºC de temperatura, informou nesta segunda-feira (22) o serviço de imprensa da região.
"No sábado, o termômetro alcançou 32 graus [Celsius], o máximo em toda a história das observações meteorológicas em Norilsk desde 1972", precisou um comunicado.
Esse registro superou em um décimo o recorde anterior alcançado em julho de 1979, acrescentou o texto.
As temperaturas vão oscilar entre os 30 e 32 graus Celsius até a próxima sexta-feira (26), enquanto a temperatura média no verão é de 17,3 graus Celsius, segundo a norma climática para esta região ártica.
Norilsk, com temperaturas que no inverno alcançam os 50 graus negativos e ventos de até 25 metros por segundo, é considerada uma das cidades mais contaminadas no mundo pelas explorações mineiras que existem nessa zona.
Enquanto, a onda de calor que chegou em meados de junho a algumas regiões da zona europeia da Rússia como Lipetsk, Sarátov, Ulianovsk e Voronej cedeu perante um ciclone com chuvas e temperaturas em torno dos 14ºC.

Notícia da EFE, no UOL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário