quarta-feira, 31 de julho de 2013

Rolling Stones (II): Título do filme vem de canção pornográfica

Título do filme vem de canção pornográfica
DO EDITOR-ASSISTENTE DA "ILUSTRADA"

A sequência inicial do filme "Cocksucker Blues" explica o título do documentário. Marshall Chess, presidente da então recém-fundada Rolling Stones Records, conta a história da canção homônima.
Seguindo os passos dos Beatles, Jagger e Richards decidiram abrir o próprio selo. Mas o contrato com sua antiga gravadora, Decca, exigia um último single.
Contrariada, a banda resolveu então gravar algo pornô, que a Decca certamente rejeitaria e nunca seria lançado.
Surgiu "Cocksucker Blues", canção arrastada que fala de um garoto londrino que faz sexo oral e anal com policiais. Chess põe a música para tocar, o que funciona como prelúdio do tom pesado do filme.
Não há glamour no documentário. Nem beleza. As imagens são captadas em super 8 --apenas as cenas de shows são coloridas, ficando em preto e branco as filmadas em camarins, quartos de hotel, aviões, casas e estúdios.
Há sujeira por todos os lados, como garrafas, restos de comida e cinzeiros cheios. São cenas para derrubar a aura fashion dos Stones: Richards está quase sempre sem camisa e de calça jeans puída; Jagger dá entrevistas a uma rádio de cueca e cabelo desgrenhado.
Cada um deixa transparecer o que tem de pior. Jagger é autoritário, ranzinza, dá xilique. Richards, alternando cigarros, bebidas e heroína, parece um zumbi, entre o riso solto e a carranca. Celebridades como Andy Warhol e o escritor Truman Capote ficam zanzando como moscas em torno dos Stones.
O quadro é depressivo. O baterista Charlie Watts aparece numa cena assistindo à TV, com ar perdido, olhando o vazio. Boa representação do momento emocional da banda.
Mas "Cocksucker Blues" também tem música. E 1972 marca a melhor fase criativa dos Stones. São performances matadoras de clássicos como "Brown Sugar" e "Satisfaction" --esta com participação de Stevie Wonder, então com 22 anos e artista que abria os shows da turnê.
O momento mais bacana traz Jagger e Richards cantando "Happy". Os dois, dividindo um microfone, ainda formam a imagem mais emblemática do rock and roll.

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