quarta-feira, 31 de julho de 2013

EUA fazem ação contra prostituição de menores

EUA fazem ação contra prostituição de menores
FBI detém 150 e liberta cem adolescentes
JOANA CUNHADE NOVA YORK

Mais de cem adolescentes entre 13 e 17 anos, forçados à prostituição nos Estados Unidos, foram resgatados em uma megaoperação que prendeu 150 suspeitos em todo o país, conforme anunciou ontem o FBI (polícia federal americana).
Motéis, hotéis, cassinos e paradas de caminhões de 76 cidades foram varridos pela operação no último final de semana, disse Ron Hosko, um dos agentes que lideraram a investigação. Segundo Hosko, a "prostituição infantil ainda é uma ameaça persistente" no país.
O número de vítimas libertadas e de criminosos detidos foi ao menos 30% maior do que em ações anteriores, disse Hosko, graças a uma pesquisa mais profunda em sites de anúncios, onde as vítimas são expostas e negociadas por traficantes.
Os esforços já levaram à libertação de mais de 2.500 adolescentes desde 2003, e cerca de 1.300 adultos exploradores já foram condenados, de acordo com dados do NCMEC (Centro Nacional para Crianças Desaparecidas e Exploradas, na sigla em inglês), entidade que atua em cooperação com a polícia.
Quase todas as crianças são meninas, a maioria identificada como vítimas de abuso, com laços familiares frágeis e dependência de drogas, fatores que dificultam o registro de desaparecimento.
Um dos principais ambientes para exploração de prostituição infantil, segundo o FBI, são os grandes eventos esportivos, como o Super Bowl, final do torneio de futebol americano, que atrai turistas com dinheiro.
San Francisco, Detroit, Milwaukee, Denver e Nova Orleans foram os pontos de maior concentração de vítimas encontradas.
Além das denúncias de tráfico, os suspeitos enfrentarão acusações ligadas a apreensões de armas, drogas, veículos e dinheiro.


Reprodução da Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário