terça-feira, 2 de julho de 2013

HUMOR: Vamos reformar a bandeira do Brasil?

Acabou a semana e a gente ficou sem saber ao certo se patriotismo é MASSA ou PAIA, pra usar os termos de um amigo que divide a vida, o universo e tudo o mais nessas duas categorias. A vitória da seleção foi massa, a pancadaria com os manifestantes fora do Maracanã foi paia --e é meio complicado isso de torcer com uma das mãos, protestar com a outra, ficar deitado no berço esplêndido e ao mesmo tempo fazer gol, que nem o Fred. Haja habilidade multitarefa pra ser brasileiro-com-muito-orgulho-com-muito-amor (e o salário, ó).
De todo modo, tendo a concordar --com ressalvas-- com o Samuel Johnson, que dizia que o patriotismo é o último refúgio dos canalhas, e com o Millôr argumentando que, no Brasil, é o primeiro. Sou patriota apenas socialmente, quando a seleção disputa torneio importante ou quando a causa é boa, o que é raro (por exemplo, eleições diretas em meados dos anos 80 --sim, amiguinhos, eu já existia nessa época; sou uma espécie de Oscar Niemeyer das redes sociais). E olhe lá. "Meu país, certo ou errado" nunca foi a minha.
Hoje, porém, quero falar da bandeira do Brasil, que já ostentava essas cores carnavalescas bem antes de haver Carnaval por aqui. Espero estar errado, mas minha sensação é que uma bandeira com coisas escritas é receita certa pra zica. Nem falo do latim errado da bandeira mineira ("libertas quae sera tamen" é "a liberdade que, embora tardia"; falta um pedaço do verso do poeta Virgílio), e sim do ÓRDI e POGREÇO mesmo.
Como vocês devem saber, o lema positivista é "amor, ordem e progresso" (o amor por princípio, a ordem por base, o progresso por fim). Há alguns anos, o compositor Jards Macalé defendeu a volta do "amor" aos dizeres da bandeira. Se isso tiver o mesmo efeito da "ordem" e do "progresso" que já estão lá há tanto tempo, só posso prever que os brasileiros vão se TRUCIDAR uns aos outros. Sim, ainda mais.
Mas pode ser só uma questão de adaptar a frase da bandeira pra que ela retrate melhor o nosso Bananão amado, e não de apagar o que está escrito. Sempre vi com simpatia o "trabalha e confia" da bandeira do Espírito Santo (embora trabalhar canse e seja sempre melhor desconfiar) e o "nego" da bandeira da Paraíba (apesar da minha decepção infantil ao descobrir que era nego do verbo negar, e não "nêgo").
Assim, resolvi fazer uma coluna INTERATIVA e peço a colaboração de vocês. Vote na enquete abaixo e escolha a frase que você acha que deve constar do auriverde pendão da nossa terra, por combinar mais com o país. Não ofereço prêmio, mas o que é um reles prêmio em dinheiro diante da sensação de ajudar a fazer um país melhor e, sobretudo, do prazer de apertar botãozinho na internet? Vamos lá, cidadãos, exerçam aí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário