O ex-senador, jurista e ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF), Paulo Brossard de Souza Pinto, morreu na manhã deste domingo, em Porto Alegre, aos 90 anos. Segundo familiares, Brossard não estava bem de saúde desde outubro de 2014 e o quadro de enfermidade se agravou a partir de fevereiro deste ano. O velório de Brossard deve ser realizado no Palácio Piratini. O governador José Ivo Sartori decretou luto oficial de três dias no Estado.
Eleito senador em 1974, Brossard foi primeiro vice-presidente nacional do MDB (1975-1979) e em 1978 foi candidato a vice-presidente da República na chapa do General Euler Bentes Monteiro, derrotada no Colégio Eleitoral pelo general João Figueiredo e por Aureliano Chaves, então candidatos da Arena. Depois disso, foi líder da bancada do MDB no Senado (1978-1980) posto que manteve após a criação do PMDB. Em 1982, foi derrotado por Carlos Chiarelli (PDS), ao tentar a reeleição.
Durante o governo de José Sarney, foi nomeado consultor-geral da República e, posteriormente, Ministro da Justiça, até deixar o cargo em virtude de sua escolha para ministro do Supremo Tribunal Federal em 1989, corte da qual foi eleito presidente em 1992. Aposentou-se do Supremo Tribunal Federal em 1994.
Reprodução do Sul21.
Nenhum comentário:
Postar um comentário