terça-feira, 2 de julho de 2013

Irã prende 8 eslovacos acusados de tirar fotos de 'áreas proibidas'

Irã prende 8 eslovacos acusados de tirar fotos de 'áreas proibidas'
Eles usaram parapente para sobrevoar local que abriga instalações nucleares, diz Teerã
SAMY ADGHIRNIDE TEERÃ

O Irã afirmou ontem que os eslovacos presos sob acusação de entrar no país com visto de turismo para fins de espionagem usaram equipamento sofisticado ao fotografar zonas sensíveis enquanto voavam de parapente (uma espécie de paraquedas que permite voo controlado).
"Oito eslovacos e um iraniano foram detidos [por] terem infiltrado no país, em várias etapas, um material ilegal usado para fins ilícitos. Estas pessoas tiravam fotos de áreas proibidas e seu caso está sendo tratado pela Justiça", afirmou o procurador-geral da República, Gholam Hossein Mohseni Ejeiem.
"Seu equipamento não tinha a nada ver com aquilo que normalmente é usado para voo [de parapente]", disse o procurador.
Segundo Mohseini Ejeiem, a prisão ocorreu nos arredores de Isfahan (centro), capital turística do Irã e também conhecida por abrigar importantes instalações nucleares.
Não está claro quando foi o incidente. Fontes diplomáticas disseram à Folha que os eslovacos estão presos há ao menos quatro semanas e que a embaixada eslovaca está sob forte pressão dos serviços de segurança iranianos.
"[Os eslovacos] vieram ao Irã como turistas, mas se comportaram de forma inadequada", disse o porta-voz da chancelaria iraniana, Abbas Araghchi. Ele disse que a Embaixada da Eslováquia em Teerã teve acesso aos detidos. Eles estão em boas condições, segundo o cônsul eslovaco.
Já houve outros casos de estrangeiros presos no Irã sob acusação de espionagem.
No ano passado, outro cidadão eslovaco acabou libertado após 40 dias em confinamento solitário por supostamente tentar recrutar, na comunidade científica, informantes a serviço da espionagem americana.

Reprodução da Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário