sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Morre fotógrafo francês Marc Riboud, autor de icônicos registros do séc. 20

O fotógrafo francês Marc Riboud morreu nesta terça-feira (30), aos 93 anos. Ele tornou-se mundialmente conhecido por fotografias como a intitulada"Fille à La Fleur" ("Menina Com Flor", em tradução livre), que mostra uma militante enfrentando as baionetas de soldados durante a Guerra do Vietnã.
Mais fotógrafo do que fotojornalista, ele gostava de capturar, em preto e branco, imagens de momentos cruciais em um mundo em mudança.
Seu olhar era capaz de captar instantes de graça e suas fotos, como "Peintre de la Tour Eiffel" ("O Pintor da Torre Eiffel"), viraram ícones do século 20.
"Não tenho qualquer mérito a não ser ter subido a pé as escadas em caracol da Torre", comentou sobre a imagem em 2009.
Foi depois de vender o negativo desta foto à revista americana "Life", em 1953, que o então jovem engenheiro de 30 anos, procedente de uma família da burguesia de Lyon (região leste da França), se tornaria fotógrafo e conheceria Henri Cartier-Bresson e Robert Capa, que o convidaram a fazer parte da prestigiosa agência Magnum.
Em 60 anos de carreira, suas fotos foram publicadas em diversas revistas, como "Life", "National Geographic" e "Paris Match".
"Na maior parte do tempo, passeio, eu passeio muito", comentou certa vez, explicando sua singularidade.
"Não sou um fotojornalista, tampouco um artista, sou fotógrafo, e isso é tudo. Não sou sempre bom, mas tento", insistia.
Nascido em 24 de junho de 1923 em Saint-Genis-Laval, comuna de Lyon, em uma família de sete filhos, entre eles Antoine, fundador e presidente da Danone, Marc Riboud começou a fotografar aos 14 anos com uma câmera Vest Pocket preta utilizada por seu pai nas trincheiras da guerra.


Reprodução da Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário