terça-feira, 29 de abril de 2014

Os Escuros

A decisão liminar da ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal, de que a CPI aprovada no Senado se ocupe da Petrobras, e não também da corrupção no metrô e nos trens paulistas, corresponde ao que sempre foram as CPIs. O que surpreende é o argumento aparentemente decisivo para a ministra: a preservação de direitos da minoria (no caso, a oposição, proponente da CPI da Petrobras). Investigar também os dois assuntos de corrupção em São Paulo não seria impedimento à investigação da Petrobras e, portanto, ao direito da minoria.
Se Renan Calheiros e outros quiserem fazer uma CPI para os casos paulistas, como apregoam, os fatos já conhecidos a respeito mais do que justificam a iniciativa: é indecente que esses dois casos só se tornassem conhecidos no Brasil, e apenas conhecidos, por investigações feitas na Europa.
A exploração política e eleitoreira que a oposição e meios de comunicação fazem do caso Petrobras está prejudicando mais a empresa, patrimônio nacional com imensa importância externa, do que alcançando os fatos e respectivas responsabilidades. Registrem-se também certas contribuições sorrateiras da Polícia Federal. Mas nem há o que discutir quanto à necessidade de investigação das longas obscuridades da Petrobras, que não são poucas.


Trecho da coluna de Jânio de Freitas, na Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário