sexta-feira, 28 de junho de 2013

Polícia expulsa ativistas de escolas no Chile


Polícia expulsa ativistas de escolas no Chile
Manifestantes ocupavam colégios onde haverá eleições primárias; 122 foram detidos

A polícia chilena retirou ontem os estudantes que ocupavam 21 colégios da capital, Santiago. As escolas servirão no próximo domingo como locais de votação para as primárias das eleições presidenciais do Chile.
Os manifestantes, que se mobilizaram anteontem pedindo reformas na educação, disseram que não voltariam a ocupar prédios públicos até as primárias.
"Os violentos não vão prevalecer. Vamos proteger melhor o patrimônio público, que é permanentemente destruído por esses delinquentes", disse o presidente Sebastián Piñera.
Ele pediu ao Congresso rapidez na aprovação de medidas que darão mais poder aos Carabineros (polícia) para diluir os protestos.
Segundo o governo, a maioria das expulsões na capital ocorreu de forma pacífica, apesar de 122 pessoas terem sido presas e de um policial ter ficado ferido.
Ontem, houve novos confrontos entre jovens e a polícia durante manifestações que levaram milhares de pessoas às ruas de Santiago e de Concepción, no sul do país.
A tensão social no Chile aumentou com a perspectiva da votação do próximo domingo, na qual os partidos escolherão os candidatos para as eleições de novembro.
A favorita, por ora, é a ex-presidente Michelle Bachelet, da centro-esquerdista Concertação. 


Reportagem da Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário