sexta-feira, 14 de junho de 2013

Lagoas do Litoral Norte do RS são tema de exposição em Porto Alegre


Lagoas do Litoral Norte do RS são tema de exposição em Porto Alegre

Região abriga mais de 40 lagoas entre Balenário Pinhal e Torres. 
Mostra vai até o dia 28 de junho na agência central do Banrisul.


As lagoas do Litoral Norte do Rio Grande do Sul são tema de uma exposição em Porto Alegre. A mostra itinerante que já percorreu diversos municípios do estado pode ser conferida na agência central do Banrisul (Rua Capitão Montanha, nº177, Centro), das 10h às 16h, até 28 de junho.
A mostra é composta por nove painéis que abordam diversos aspectos das lagoas, como a biodiversidade, geografia e história. Textos explicam a formação geológica da região, desde a era Mesozoica até os dias atuais, a história da navegação lacustre entre Osório eTorres e o transporte integrado por trem até Palmares do Sul, no início do século XX.
Ao todo, existem mais de 40 lagoas localizadas entre o Balneário Pinhal e Torres, entre elas as lagoas Itapeva, Barros, Quadros e Tramandaí. A região apresentada uma grande biodiversidade da flora e da fauna, com variedade aproximada de 120 espécies de peixes, além de uma vegetação característica que vai da úmida à seca.
A iniciativa é uma parceria do Grupo Estratégico de Gestão Socioambiental do Banrisul com pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Tramandaí. Essa entidade desenvolve um trabalho articulado com a ONG Ação Nascente Maquiné nas comunidades locais.

Notícia do G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário