terça-feira, 18 de junho de 2013

EUA recuam de valores fundamentais


Depois dos ataques de 11 de setembro de 2001, veio a Grande Desorientação. Os Estados Unidos, vendo estilhaçada a sensação de ser um santuário, perderam o rumo. O Congresso deu um cheque em branco ao presidente para travar guerras aonde ele quisesse. A imprensa quase não questionou a marcha para a guerra no Iraque, iniciada sob falsos pretextos. Guantánamo zombou do devido processo legal.
Ao mesmo tempo, como deixam claros os vazamentos sobre a Agência de Segurança Nacional fornecidos pelo dedo-duro Edward Snowden, a violação da privacidade dos americanos e de pessoas do mundo todo foi disseminada em nome da segurança dos EUA. Rápidos avanços tecnológicos e o crescimento de vastos mananciais de dados -o "big data"- facilitaram o processo. O Grande Irmão sabe agora, num grau que seria inimaginável há uma década, onde você está e o que você está pensando em fazer.
Snowden fez algo corajoso. Ele dá toda a impressão de ser lúcido e comedido e de ter pesado cuidadosamente cada ação sua. O governo Obama deveria demonstrar grande moderação na sua resposta. O que é necessário não é perseguir o dedo-duro, mas refletir sobre suas revelações.
Antigamente, era fácil rir da ideia de que alguém poderia vasculhar o imenso volume de dados gerados pela comunicação digital. Como informaram meus colegas James Risen e Eric Litchblau, o universo digital deve dobrar de tamanho a cada dois anos de agora até 2020. Mas toda essa informação já pode ser armazenada e filtrada. A necessidade de supervisão e de controle genuínos é premente. É hora de tirar os EUA dos seus 12 anos de pé de guerra e restaurar as instituições de freios e contrapesos que serviram ao país desde sua fundação.
Obama disse, no mês passado, antes das revelações de Snowden, que estava preocupado com as concessões dos EUA a respeito dos seus "valores básicos". Ele manifestou algumas boas intenções e disse que a guerra do pós-11 de Setembro deve terminar.
Mas, entre as muitas questões levantadas por Snowden, há algumas que são fundamentais a respeito desse presidente.
Minha própria sensação acerca de Obama é que ele tem boas intenções liberais -acabar com a tortura, fechar a prisão da baía de Guantánamo, restaurar o devido processo legal, interromper a violação das liberdades individuais, restringir a guerra com "drones" e limitar o inchaço dos poderes do Executivo- e que ele fala as coisas corretas a respeito de todas essas questões.
No entanto, ainda que não seja um entusiasta, Obama se mostra mais do que disposto a manter os poderes acumulados na Casa Branca por seu antecessor, intensificando a guerra com "drones", despachando mais forças para o Afeganistão, ampliando a vigilância sobre os telefonemas dos americanos, monitorando atividades nas redes sociais e prolongando a vida de Guantánamo.
Em suma, há uma brutal dissonância entre as suas palavras -talvez até mesmo as suas convicções- e as suas ações. Por quê? Porque a última coisa à qual Obama pode se dar ao luxo é de ser visto como um negro raivoso que estaria enfrentando as instituições militares e de segurança em nome dos seus ideais liberais? Porque o combate ao terrorismo é tão intratável que exige concessões dolorosas? Ou porque, na verdade, o liberalismo de Obama não passa de um verniz, e ele é no fundo um pragmático duro, um advogado sempre buscando o meio-termo e um homem em que muitos ideais foram projetados por seus apoiadores, mas que, na verdade, carrega pouca dessa bagagem?
Talvez todos esses fatores tenham contribuído, mas acho que o primeiro deles é predominante.
Obama precisou podar seu liberalismo e sua raiva para ser eleito, aí isso virou um hábito. Agora Snowden, um jovem americano inteligente, perturbado pela traição dos "valores básicos" sobre os quais o presidente falou, o chamou às falas. Este é um momento definidor para a Presidência de Obama: abater o mensageiro seria sugerir que o não liberalismo do governo foi mais do que um desvio tático e que o idealismo de Obama era uma ilusão coletiva.


Nenhum comentário:

Postar um comentário