quinta-feira, 26 de março de 2015

Ricardo III


Hoje, 26 de março de 2015, o rei Ricardo III, da Inglaterra, voltará a ser sepultado em uma cerimônia na catedral de Leicester, 529 anos depois de sua morte na batalha de Bosworth Field, nas cercanias da cidade, em 1485. Ricardo 3º foi o último dos reis medievais ingleses. Reinou de 1483 a 1485. Sua morte marcou o fim das "Guerras das Rosas", entre a casa de Lancaster (representada por uma rosa vermelha) e a casa de York (representada por uma rosa branca).
O vitorioso em Bosworth Field foi Henrique Tudor. Ele estabeleceu uma nova dinastia, que combinava a rosa branca e a rosa vermelha como emblema. Ricardo III foi o último rei inglês a ser morto em batalha no solo da Inglaterra, e o primeiro rei inglês morto em combate desde que o rei Haroldo II perdeu a vida na batalha de Hastings, em 1066.
O esqueleto de Ricardo III foi descoberto em 2012 por arqueólogos da Universidade de Leicester. Estava sepultado sob um estacionamento municipal.
A escavação foi resultado de anos de esforço de Philippa Langley. O esqueleto foi identificado por amostras de DNA de um marceneiro canadense, Michael Ibsen, descendente de 17ª geração de Anne de York, irmã mais velha do rei. Seu perfil genético demonstrou que os dois compartilhavam de uma variedade rara de DNA mitocondrial.
Milhares acompanharam as cerimônias nesta semana em Bosworth Field e ladearam as ruas para assistir à passagem do armão de artilharia, acompanhado por cavaleiros em armadura medieval e puxado por cavalos negros, que transportava o caixão simples de madeira, feito por Michael Ibsen.
Na catedral, antes de ser velado, o caixão com os restos mortais foi entregue formalmente pela universidade ao diácono e bispo. O príncipe Richard, duque de Gloucester e primo de Elizabeth II, estava presente. Ricardo III se tornou duque de Gloucester em 1461.
Até a rainha Elizabeth escreveu um tributo a Ricardo III. Ele já não é considerado como "o venenoso sapo de costas encurvadas" que Shakespeare famosamente descreve em sua peça. Isso agora é encarado como manobra de propaganda dos Tudors. E tampouco é visto como o verdugo dos dois jovens príncipes encarcerados na Torre de Londres. E não é mais considerado como rei que tentou fugir do campo de batalha oferecendo "meu reino por um cavalo".
Mas a história está nos olhos de quem a vê. A despeito dos bons votos ecumênicos de dois arcebispos cristãos, Leicester é hoje a cidade mais diversificada da Inglaterra em termos étnicos e religiosos. Apenas 32,4% de seus moradores são cristãos; 18,6% são muçulmanos, 15,2% são hindus, e 4,4% são sikhs. A população fala 70 idiomas diferentes. Trata-se da primeira cidade britânica onde as pessoas brancas de origem britânica são minoria. Ricardo III ficaria atônito.

Texto de Kenneth Maxwell, publicado na Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário