quinta-feira, 2 de agosto de 2018

'Me corrige', pede o pronome

Me parece cada vez mais claro que o pronome átono em início de frase, como o que acabo de cometer, será o último dos últimos tabus normativos a ser quebrado pelo inexorável abrasileiramento da língua que se entende e se pratica como nossa norma culta.
É claro que me refiro à língua escrita. Sabe-se que, falando, a maior parte dos brasileiros iniciaria assim esta frase: "Se sabe que...". Isso inclui pessoas de alta escolaridade e não exclui situações em que a comunicação prevê certa cerimônia.
Já nos anos 1920, no poema "Pronominais", Oswald de Andrade brincava com esse descompasso: "Dê-me um cigarro/ Diz a gramática/ Do professor e do aluno/ E do mulato sabido./ Mas o bom negro e o bom branco/ Da Nação Brasileira/ Dizem todos os dias/ Deixa disso camarada/ Me dá um cigarro".
O poeminha de Oswald é a mais famosa defesa literária do pronome átono como abre-alas, mas não a única. Desde o modernismo, que tinha entre suas bandeiras aproximar a língua dos livros da que se falava nas ruas, muitos escritores fazem questão de contrariar os sábios nesse quesito.
Ao incorrer em suposto crime de lesa-gramática, têm como móvel a busca da coloquialidade e como defesa a liberdade autoral. No entanto, o que passa como natural em romances, crônicas leves e depoimentos desencanados na internet não é admitido de modo algum em textos mais formais. Cem anos depois, o tal crime insiste em não prescrever.
(Saiba, caro leitor, que a abertura desta coluna —um pronome átono inaugurando não apenas a frase, mas o texto inteiro!— só pôde chegar até você porque o colunista brigou por ela, jogando na mesa a grave carta da metalinguagem. A regra de qualquer jornal digno desse nome é tratar o pronome átono em início de período como erro clamoroso, e ponto final.)
No livro "Oficina de Texto" (Vozes), um guia de redação sensatamente equilibrado entre tradição e modernidade, o linguista Carlos Alberto Faraco e o romancista Cristovão Tezza, colunista da Folha, escrevem o seguinte: "Resta praticamente uma única regra universal na colocação de pronomes da língua-padrão escrita: jamais comece uma sentença com pronome átono".
Logo em seguida reconhecem que talvez esse não seja bem o único mandamento restante. Para poupar dor de cabeça com revisores e corretores de provas, dizem, vale a pena seguir também a regra "bastante duvidosa" das tais palavras atrativas, como "que", "quando" e "não", que sempre puxariam o pronome átono para junto de si: "Não se sabe", "Quando me dei conta..." etc. 
No mais, Faraco e Tezza dão ao leitor a bússola de colocação pronominal que julgo definitiva: "Prefira a forma que soar melhor". Se você é brasileiro e não se chama Michel Temer, isso exclui quase certamente a mesóclise (insiste e corrigir-te-ei), além de limitar a lusitana ênclise, isto é, o pronome átono que vem depois do verbo: "Dê-me isso". Nossa inclinação é naturalmente proclítica.
O gramático Manuel Said Ali (1861-1953) foi um pioneiro defensor da colocação de pronomes à moda da casa, contra o lusocentrismodominante em sua época e ainda hoje presente na gramática normativa.
Argumentava que "a pronúncia brasileira diversifica da lusitana; daí resulta que a colocação pronominal em nosso falar espontâneo não coincide perfeitamente com a do falar dos portugueses".
Tudo isso é lindo, mas convém ter sempre em mente o último tabu. Me faça o favor de contrariar sua fala e escrever "Faça-me o favor", a menos que queira marcar uma posição. Se prepare, nesse caso, para as consequências.

Texto de Sérgio Rodrigues, na Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário