terça-feira, 26 de julho de 2011

Assassinato de suposto cientista nuclear gera confusão no Irã

Assassinato de suposto cientista nuclear gera confusão no Irã

Regime afirma que vítima é ligada à área atômica e depois nega

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O assassinato em circunstâncias não esclarecidas de um acadêmico iraniano supostamente envolvido com o programa nuclear do Irã está gerando confusão no país.
Daryoush Rezaienejad, 35, foi morto por atiradores anteontem quando buscava sua filha no colégio em Teerã. Ninguém foi preso.
O presidente do Parlamento, Ari Larijani, disse que o assassinato foi um "ato terrorista americano e sionista".
Jornais iranianos, primeiramente, afirmaram que Rezaienejad trabalhava para o programa nuclear nacional. Mais tarde, a televisão estatal negou a informação. A confusão teria acontecido devido à similaridade do nome da vítima, que seria mestrando em eletrônica, com o de Daryoush Rezaie, influente físico a serviço dos militares.
Se o envolvimento de Rezaienejad com o programa nuclear for comprovado, ele seria o quarto cientista nuclear a morrer ou desaparecer em circunstâncias suspeitas. Teerã tem o hábito de atribuir os ataques a Israel.
Alguns analistas apontam que serviços secretos estrangeiros podem estar eliminando cientistas ligados ao programa nuclear do Irã.
Outros dizem que as mortes podem ter sido causadas pelo próprio regime por temer que os cientistas estivessem fornecendo informações estratégicas a inimigos.

Notícia da Folha de São Paulo, de 25 de julho de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário