quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Pausas


Pausas no trabalho podem ajudar a criar laços sociais

Por PHYLLIS KORKKI

Qual é uma das decisões mais importantes que uma empresa pode tomar? É onde colocar o café.
Áreas de bebidas bem projetadas são um fator surpreendentemente importante para a produtividade, segundo Ben Waber, presidente e principal executivo da Sociometric Solutions, uma empresa de consultoria sobre locais de trabalho.
"Em geral, verificamos que o que torna as pessoas felizes e eficazes no trabalho é poder passar um tempo com um grupo íntimo de pessoas", disse o doutor Waber.
Fazer pausas frequentes permite que os trabalhadores reabasteçam sua energia interna. Pausas individuais -uma caminhada ao redor do quarteirão ou um tempo sozinho em silêncio em uma sala de reuniões- permitem que o trabalhador volte revigorado para tarefas difíceis.
Mas as pausas sociais também são importantes para o bem-estar de um trabalhador -e de uma empresa. Elas reforçam os laços, melhoram a moral e aumentam as possibilidades de colaboração.
O que nos leva de volta às bebidas. A Sociometric trabalhou com uma empresa farmacêutica que tinha muitos espaços diferentes para alimentação e bebidas, sem lugares para sentar. E os funcionários pediram desculpas ao doutor Waber pelo péssimo café.
Isto representava "uma grande oportunidade perdida", disse ele. A Sociometric recomendou que a empresa eliminasse muitos dos pequenos espaços e criasse uma grande área de reunião central, com muitos assentos -e um bom café sendo servido.
Em consequência, as pessoas começaram a se relacionar com um leque maior de colegas e os níveis de colaboração e desempenho melhoraram, diz o doutor Waber.
As pausas também servem para desabafar. Veja a experiência da Sociometric com os call centers de um grande banco. O banco pensou que seria mais eficiente alternar as pausas dos funcionários.
A Sociometric aconselhou o banco a agendar as pausas para uma equipe toda, junto com uma equipe alternativa. O resultado foi uma melhora de 25% no número de ligações respondidas e uma redução do estresse dos funcionários, disse Waber.
Ninguém foi obrigado a se sociabilizar durante as pausas, mas o novo programa criou uma maneira natural de os empregados buscarem ajuda entre si.
As empresas de tecnologia por muito tempo adotaram o conceito de pausas em grupo voluntárias como um caminho para a criatividade e a colaboração. Na verdade, a ideia do Gmail foi concebida por um pequeno grupo em um dos cafés do Google, disse Katelin Todhunter-Gerberg, uma sócia sênior da equipe de comunicações da empresa.
As pausas também são boas simplesmente porque fazem as pessoas levantarem de suas cadeiras. Há uma evidência inegável de que ficar sentado por muito tempo põe em risco a saúde dos trabalhadores.
Estudos da professora de serviços de saúde Toni Yancey, da Universidade da Califórnia mostraram que pausas para exercícios em grupo podem reduzir as licenças de saúde e os pedidos de indenização dos trabalhadores.
A doutora Yancey desenvolveu uma série de exercícios para pessoas que são "típicos adultos sedentários acima do peso", usando quase qualquer tipo de roupa. Idealmente, os exercícios devem ser realizados em duas sessões de dez minutos durante o período de trabalho. As pessoas podem dançar samba, por exemplo, ou imitar os movimentos de um jogo de beisebol em um programa temático.

Notícia do New York Times, reproduzida na Folha de São Paulo, 30/07/12.

Nenhum comentário:

Postar um comentário