sábado, 15 de outubro de 2011

Morre Dennis Ritchie, um dos pais do sistema Unix


Cientista da computação, responsável também pela linguagem de programação C, deixa um legado que pode ser visto em vários aspectos do moderno mundo da tecnologia.

Dennis Ritchie, criador da linguagem de programação C e um dos pais do Unix, faleceu no último sábado (08/10) aos 70 anos, em sua casa em Murray Hill, New Jersey, EUA, após uma batalha contra uma doença não-especificada. A notícia só se tornou pública na noite de ontem (12/10) após um post de Rob Pike, engenheiro da Google, na rede social Google +.
A linguagem C foi desenvolvida entre o final da década de 60 e meados da de 70, quando Ritchie era um funcionário da AT&T, trabalhando no Bell Labs nos EUA, e hoje é uma das linguagens de programação mais populares no mundo.
Já o sistema operacional Unix foi desenvolvido no início da década de 70 como uma versão “simplificada” do Multics, um projeto da AT&T e General Electric para um sistema operacional multiusuário que acabou se tornando complexo demais e foi abandonado.
Reescrito na linguagem C e portado para várias máquinas, o Unix foi licenciado, incluindo o código-fonte, para várias empresas e universidades que o adaptaram de acordo com suas necessidades, dando origem a um enorme número de variantes. Entre os descendentes modernos do Unix, seja pela “linhagem” de código ou por seus conceitos, podemos contar o Linux, os vários *BSD (FreeBSD, OpenBSD, NetBSD e outros), o Mac OS X, o iOS, o Android e vários outros sistemas operacionais.
Ainda em vida, Ritchie foi agraciado em 1983 com o Prêmio Turing, concedido a indivíduos que realizam “contribuições de natureza técnica de grande e duradoura importância ao campo da computação” (pela criação do Unix) e em 1999 com a National Medal of Technology, concedida pelo Presidente dos EUA (na época, Bill Clinton), em conjunto com Ken Thompson pela criação do UNIX e da linguagem C.

Notícia publicada no IDGNow!

Nenhum comentário:

Postar um comentário