sexta-feira, 24 de março de 2017

Imaginação do escritor Moacyr Scliar chega aos 80 anos

Qualquer papelzinho que lhe caía nas mãos já era lugar para botar história. Não à toa, ainda criança, Moacyr Scliar (1937-2011) rascunhou suas primeiras narrativas em sacos de pão. A imaginação era alimentada pelas histórias dos imigrantes judeus do Bom Fim, bairro de Porto Alegre onde sua família morava.
Oitenta anos depois –idade que Scliar completaria nesta quinta-feira (23)–, uma programação que vai até o fim do ano celebrará a imaginação do menino. São livros, peças, debates, simpósios e exibição de filmes.
"Acho que a geração que hoje tem 14 e 15 anos já não conhece tanto a obra dele. A memória do brasileiro é curtíssima. Por isso temos feito essas homenagens, e a resposta é sempre grande", diz Judith Scliar, viúva do autor.
O primeiro dos tributos é o lançamento de "A Nossa Frágil Condição Humana" (Companhia das Letras), volume de crônicas sobre temas judaicos organizado por Regina Zilberman.
São textos sobre Anne Frank, a identidade judaica de Kafka, a inquisição ibérica –e, sobretudo, Israel e a política do Oriente Médio. Todos publicados em colunas no jornal "Zero Hora" –Scliar também foi colunista da Folha, de 1993 a 2011.
Formado em setores de esquerda da comunidade judaica, Scliar desejava uma paz com os palestinos baseada em três pontos: renúncia ao terrorismo, retorno às fronteiras acordadas em 1947 e o fim dos assentamentos.
"As crônicas, de 1970 a 2010, são um documento da relação cada vez mais conflituosa entre Israel e os palestinos", diz Zilberman.
A identidade judaica é algo crucial para ler a obra de Scliar. Ele talvez seja o autor a ter mais sucesso de uma família literária também filiada a essa identidade, com Elisa Lispector (1911-1989) e Samuel Rawet (1929-1984). Para Scliar, ganhador quatro vezes do prêmio Jabuti, vale lembrar, essa filiação não se dava pela religião.
"Moacyr é o judeu ateu", frisa Regina Zilberman.
Ainda assim, as histórias bíblicas são influência fundamental na obra do autor de livros como "O Centauro no Jardim", "Sonhos Tropicais" e "A Mulher que Escreveu a Bíblia".
Quem tenta explicar o fascínio que as escrituras exercem sobre Scliar –nas parábolas e na linguagem figurada, por exemplo– é Nélida Piñon, amiga do autor por 30 anos e sua colega na Academia Brasileira de Letras.
"A Bíblia é uma grande narrativa. Você já pensou naquela gente pobre, que andava pelo deserto, levada pelo impulso do vento? Eles passam a admitir o Deus único. Um povo inculto, de pastores, aceita essa invenção espantosa da abstração. E ela traz histórias trágicas, punitivas", diz.
A outra influência marcante em sua obra era sua profissão, a medicina. Depois de exercer algumas especialidades, a veia de esquerda o fez dedicar-se à saúde pública –na qual lidava com os dramas coletivos da sociedade.
O ofício o fez escrever "Sonhos Tropicais", sobre o sanitarista Oswaldo Cruz. Mas já estava também em seu primeiro livro, "Histórias de um Médico em Formação" (1962), que depois ele renegou. E que, mesmo assim, foi um sucesso no Bom Fim –talvez porque sua mãe, não cabendo em si de orgulho, o tenha vendido de porta em porta.


Texto de Maurício Meireles, na Folha de São Paulo

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