segunda-feira, 26 de março de 2012

Maria Rita encanta público no Anfiteatro Pôr do Sol


Maria Rita encanta público no Anfiteatro Pôr do Sol

Cantora interpretou Elis numa das homenagens ao aniversário de Porto Alegre


Com uma emoção claramente sentida e contida diante de cerca do público de 60 mil pessoas que esteve no Anfiteatro Pôr do Sol neste sábado, conforme a organização, Maria Rita abriu a tunê "Viva Elis", em homenagem à mãe, nas comemorações do aniversário de Porto Alegre. Pela primeira vez na carreira de nove anos, a cantora encarou o palco com o arranjador e pianista César Camargo Mariano para um show com o repertório de Elis Regina, algo que sempre evitou pela incessante e exigente comparação de seu trabalho com o da maior cantora do Brasil. 

Em Porto Alegre, o clima foi especial. Diante de tanta gente e da recepção calorosa do público, ela olhou em frente, segurou o nó na garganta, e iniciou o passeio pelas canções de Elis com os versos de "Imagem" (É de vocês o meu cantar/ É só pra vocês nosso cantar/ Enquanto a nossa meta não for atingida/ Continuamos gritando o nosso canto/ Enquanto nossa música não voltar ao que é/ Nós lutamos, faz escuro mas nós cantamos").

Vestindo um macacão branco que acompanha o corpo, com uma leve e longa capa-manga que tirou já nas primeiras músicas, Maria Rita passou pelo "Arrastão" e entoou "Como Nossos Pais", que o público todo acompanhou com palmas e vozes. De boas vindas, um "muitíssimo obrigado pela presença de cada um de vocês que estão aqui, e que tanto esperavam, assim como eu, por isso. Estar diante desse grande público na cidade de minha mãe é uma emoção que não consigo...", sorriu, segurou a emoção e ganhou muito mais aplausos. 

Em seguida, trouxe para o palco "Vida de Bailarina", com os versos "Vão falando sem saber/ Que ela é forçada a enganar/ Não vivendo pra dançar/ Mas dançando pra viver", bem de acordo com suas declarações de que seu cantar é uma necessidade e razão de vida assim como o cantar da mãe, e seguiu com "Bolero de Satã" e "Águas de Março", com direito a bolhinhas de sabão soltas pela plateia. Em meio às canções, o final de tarde laranja do Guaíba, e uma fina meia lua colada no rio.

Em seus dizeres e posturas, Maria Rita tomou pra si, como filha, todo o direito de homenagear a mãe cantando, mesmo que ela seja a grandiosa Elis Regina. Com admiração e orgulho expostos, ela falou "de minha mãe", "mamãe", e mostrou a mãe para todos, revivendo exemplos e dizeres. "Como todos sabem, perdi mamãe aos 4 anos. Muita gente questiona sobre como será que seriam nossas conversas, seus conselhos, suas broncas. Não sei, mas em algumas canções encontro essa mulher amiga de todos, e a mãe amiga minha. Vejo seu universo feminino. Agora, como mulher, o entendo, identifico e canto", disse, ao começar a canção "Essa Mulher". 

Momentos antes, após cantar "Bêbado e a Equilibrista", Maria Rita reverenciou novamente a força de Elis: "Era um tempo de fim de ditadura, e minha mãe sempre foi muito envolvida na luta pelos direitos de todos, pelos direitos civis". Recebeu um mar de aplausos, aplaudiu junto a memória com o público agradecendo "Elis! Elis!" e seguiu: "Mamãe acreditava que o artista, por ter esse canal, tem obrigação de se envolver. Ela lutou incansavelmente pelos direito de seus companheiros. O mínimo que a se pode fazer, agora, é honrar a lembrança daqueles que tanto fizeram pela nossa liberdade. Simplesmente falar", disse a filha de Elis.

Outro momento de reverência foi antes de cantar as composições de Milton Nascimento "Morro Velho", "O Que Foi Feito" e "Maria Maria": "Essa é outra herança, a amizade e respeito a Milton. minha mãe dizia que se Deus tivesse voz, seria a dele. E ele diz que faz suas canções pensando na voz dela".

Acompanhada no palco por Thiago Costa no piano e teclado, Sylvinho Mazzuca no baixo, David Moraes na guitarra e Cuca Teixeira na bateria, Maria Rita voltou com "Fascinação", "Romaria", "Madalena" e "Redecobrir". A turnê "Viva Elis" segue para Recife (1 de abril), Belo Horizonte (8), São Paulo, (22) e Rio de Janeiro (29 de abril). 


Notícia do Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário