terça-feira, 7 de junho de 2011

Pichações racistas em Monumento a Zumbi no Rio de Janeiro

Vândalos picham monumento a Zumbi com frases racistas

Imagens de câmera da polícia podem identificar os pichadores
CRISTINA GRILLO
DO RIO

O monumento a Zumbi dos Palmares, na av. Presidente Vargas, centro do Rio, amanheceu ontem pichado com frases racistas.
Na base do monumento, os pichadores escreveram "invasores malditos, macacos", "fora para a África" e desenharam uma suástica.
A estátua do rosto de Zumbi dos Palmares recebeu um "banho" de tinta branca.
Perto do monumento está instalada uma câmera da Polícia Militar. Carlos Roberto Osório, secretário municipal de Conservação e Serviços Públicos, diz que pediu à Secretaria de Estado de Segurança que as imagens captadas sejam analisadas, para verificar se é possível identificar os pichadores
"Além do crime de dano ao patrimônio público, eles cometeram outro ainda mais grave, o de racismo. Foi um ato muito agressivo."
O monumento foi pichado durante a madrugada de ontem. Pela manhã, equipes da prefeitura iniciaram a limpeza. No início da tarde, as frases ofensivas e a tinta branca já haviam sido apagadas.
O monumento é uma homenagem a Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, foco de resistência à escravidão no século 17, no Estado de Alagoas.
Recentemente, o monumento havia passado por obras de restauro e limpeza. Já havia sido pichado em várias ocasiões anteriores, mas nunca com termos racistas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário