sexta-feira, 12 de julho de 2013

Conteúdo brasileiro na TV paga dobra em 2012

Impulsionada pela lei 12.485, que desde setembro estabeleceu cotas de exibição de conteúdo brasileiro na televisão por assinatura, a presença de programas nacionais dobrou na TV paga.
A informação foi disponibilizada pelo OCA (Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual), em relatório anual da Ancine (Agência Nacional do Cinema), que com a nova legislação passou a regulamentar o setor.
Em 2012, foram levadas ao ar cerca de 2.006 horas e 24 minutos de atrações brasileiras, contra 1.000 horas e 11 minutos em 2011.
O levantamento considerou 14 canais de espaço qualificado, que tem forte presença de conteúdo estrangeiro, como AXN, HBO e as emissoras da Rede Telecine.
Em 2010, a televisão fechada exibiu 1.600 horas de programas nacionais.
O estudo aponta que, apesar do crescimento, a presença de conteúdo brasileiro ainda é pequena nos canais analisados e representa 1,8% da programação de 2012.
O OCA mostrou ainda que, dentre os canais monitorados, a HBO Family foi o que mais reprisou filmes. Cada longa foi exibido 13,4 vezes em 2012, seguido pelo Telecine Fun, 12,2, e pelo Max Prime, 9,9 vezes.
O Canal Brasil apresentou o menor índice de repetições de filmes: 3,1 vezes.


Trecho da coluna Outro Canal, na Folha de São Paulo

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