Autoridades de inteligência dos Estados Unidos divulgaram na quarta-feira novos documentos mostrando que a Agência de Segurança Nacional (NSA) pode ter coletado involuntariamente até 56 mil e-mails de norte-americanos por ano, entre 2008 e 2011.
Os documentos foram revelados como parte de um esforço das autoridades para explicar como a NSA detectou e corrigiu problemas técnicos que levaram à coleta inadvertida dos e-mails sem mandado judicial.
O governo norte-americano passou a divulgar mais detalhes sobre suas atividades de vigilância depois que Edward Snowden, ex-prestador de serviços da NSA, revelou a existência de programas secretos de espionagem telefônica e digital.
O material divulgado na quarta-feira inclui uma decisão da Corte de Vigilância da Inteligência Internacional, um tribunal secreto, em que o próprio tribunal, numa obscura nota de rodapé, cita dados da NSA segundo os quais a agência pode ter recolhido até 56 mil comunicações por email por ano entre 2008 e 2011.
Autoridades dizem que o objetivo da coleta dos e-mails de norte-americanos era localizar comunicações feitas por suspeitos de terrorismo.
(Reportagem de Mark Hosenball e Toby Zakaria)
Fonte: Reuters.
Nenhum comentário:
Postar um comentário