segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Obama adota tática antiterror de Bush


Obama adota tática antiterror de Bush
Por PETER BAKER

WASHINGTON - Se o presidente Obama tiver assistido ao recente debate no Capitólio sobre terrorismo, Poder Executivo, sigilo e processo legal, talvez ele tenha reconhecido os argumentos apresentados por seus críticos -afinal, ele próprio apresentou alguns deles no passado.
Quatro anos depois do início de sua Presidência, o antigo crítico de George W. Bush está sendo descrito como um novo Bush, justificando o uso da força bruta em defesa da nação, enquanto seus detratores alegam que ele sacrificou os valores fundamentais do país em nome da segurança.
A discussão não é totalmente paralela às da era de Bush. Obama pode apontar para maneiras pelas quais tenta exorcizar o que considera os excessos da administração passada.
Em termos amplos, porém, a discussão gerada pela audiência de John O. Brennan, o indicado de Obama à direção da CIA, ressaltou que Obama aderiu a partes da abordagem de Bush ao contraterrorismo, chegando a um memorando legal secreto autorizando a ação presidencial não constrita por forças externas.
Ao mesmo tempo, outra audiência no Congresso revelou até onde Obama foi para evitar o que vê como o erro fundamental de Bush. Depoimentos indicam que o presidente passou por cima de seus secretários de Estado e da Defesa e de seus comandantes militares quando eles o aconselharam a armar os rebeldes na Síria. Com as tropas americanas tendo retornado do Iraque recentemente, Obama deixou claro que está determinado a evitar o envolvimento dos EUA em outra guerra.
Críticos de esquerda falam em abuso de poder, já críticos da direita, em passividade.
A confluência desses debates mostra onde Obama está disposto a emular Bush e onde não está. Concretamente, Obama emprega a abordagem agressiva de seu predecessor em uma área para evitar a abordagem ainda mais agressiva dele em outras. Com sua ênfase em ataques com drones (aviões não tripulados), Obama não precisa se preocupar com as questões delicadas de detenção e interrogatório, pois os terroristas identificados durante sua Presidência geralmente são incinerados desde o céu, não chegando a ser capturados e interrogados. Ao descartar as preocupações com o processo legal devido, o presidente evita uma guerra tradicional, algo que ele teme que possa levar ao envio de soldados americanos.
A audiência de John Brennan chamou a atenção para a complicada política de combate ao terrorismo. Conservadores afirmaram que se Bush tivesse feito o que Obama vem fazendo, ele teria sido eviscerado pelos liberais e pela mídia. No entanto, liberais expressaram fortes queixas em relação às escolhas do presidente em uma intensidade talvez nunca antes vista na Presidência de Obama.
"Acho que o memorando que veio à tona serviu para soar o alarme", comentou Christopher Anders, advogado legislativo sênior da União Americana de Liberdades Civis. "Nesses últimos dias, foi como se tivéssemos voltado aos tempos de Bush."
Quando Bush deixou a Presidência, ele já tinha eliminado alguns dos elementos mais controversos de seu programa de contraterrorismo. Ele fechou prisões secretas da CIA, obteu a aprovação do Congresso para a espionagem sem mandado judicial e para as comissões militares e vinha trabalhando para fechar a prisão de Guantánamo.
Obama proibiu o uso de técnicas de interrogatório brutais, mas preservou boa parte do que herdou, com salvaguardas. Ele ampliou a campanha de drones iniciada por Bush e manteve alguns veteranos da guerra antiterrorismo, como Brennan. Algumas tentativas de implementar mudanças foram frustradas, como sua promessa de fechar a prisão de Guantánamo e de julgar os responsáveis pelo 11 de setembro num tribunal civil.
Chamou a atenção o memorando secreto autorizando, sob circunstâncias especiais, o assassinato sem revisão judicial prévia de cidadãos americanos vistos como terroristas. O memorando trouxe de volta a recordação dos memorandos com os quais John Yoo, funcionário do Departamento de Justiça no governo Bush, declarou legais os interrogatórios brutais.
Essa afirmação ampla de poder, mesmo com seus limites descritos por funcionários da administração, desencadeou protestos da esquerda e da direita. Alguns tacharam Obama de hipócrita. Mas Yoo discordou, argumentando no "Wall Street Journal" que o memorando, por mais que pudesse ter semelhanças superficiais com o dele, apresentou a questão em termos de ação policial, em vez de um exercício dos poderes especiais em tempos de guerra.
Michael V. Hayden, diretor da CIA no governo Bush, disse que, se Obama aprendeu alguma coisa com essa experiência, deve ser que programas controversos precisam contar com apoio do público para que possam ser mantidos. "Erre pelo lado da transparência, pelo menos com o Congresso", aconselhou. "Senão você ficará politicamente vulnerável."

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