JOHN MANUEL MONTEIRO (1956-2013)
Especialista da Unicamp em história indígena
ESTÊVÃO BERTONIDE SÃO PAULO
John era um historiador norte-americano nascido em Saint Paul (Minnesota), com mestrado (1980) e doutorado (1985) na Universidade de Chicago.
Mas John Manuel Monteiro, de ascendência portuguesa, era também ponte-pretano roxo e mantinha o site "Os Índios na História do Brasil" (www.ifch.unicamp.br/ihb).
A ligação com o Brasil vinha de criança. Filho de um representante da empresa 3M na América Latina, passou a infância nos EUA, na Colômbia e na região de Campinas (SP).
Acabou dominando o português e o inglês, mas o espanhol não aprendeu tão bem.
Sua especialidade era a história indígena. A tese de doutorado que defendeu daria origem ao seu mais importante livro: "Negros da Terra - Índios e Bandeirantes nas Origens de São Paulo" (1994).
Lecionou na Universidade da Carolina do Norte, em Harvard, na Unesp e, a partir de 1994, na Unicamp, onde dirigia o IFCH (Instituto de Filosofia e Ciências Humanas) desde dezembro de 2012. Era muito querido por alunos e colegas, como lembra o filho Thomas.
Um amigo brincava, sobre seu bom humor, que, mesmo sendo tão inteligente, era capaz de fazer piadas bobas.
Adorava viajar. Em janeiro, foi a um congresso em Nova Orleans e viu o filho, que morava nos EUA, pela última vez.
Na terça (26), voltava para casa, em Jandira (SP), quando um táxi que vinha em sentido contrário na rodovia dos Bandeirantes perdeu o controle e acertou seu automóvel.
Morreu aos 56. Casado com a professora da USP Maria Helena Machado, deixa dois filhos. A missa do sétimo dia será hoje, às 20h30, na igreja do Calvário, em São Paulo.
Comentário rápido: Consultei o livro "Negros da Terra" durante minha graduação. Mais uma morte no lamentável trânsito brasileiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário