sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Velório de Niemeyer é aberto ao público no Rio de Janeiro


Velório de Niemeyer é aberto ao público no Rio de Janeiro

Corpo do arquiteto chegou ao Palácio da Cidade no fim da noite dessa quinta


O corpo do arquiteto Oscar Niemeyer, que morreu na quarta-feira aos 104 anos, será velado até as 17h desta sexta-feira no Palácio da Cidade, a sede oficial da Prefeitura do Rio, em Botafogo, na zona sul. O velório foi restrito a familiares ao longo da madrugada e aberto ao público às 8h30min. Até as 15h, o público poderá se despedir do arquiteto.

Por enquanto, poucas pessoas estão no local do velório para dar o último adeus ao mestre da arquitetura moderna. A estudante de arquitetura Gisela Aguiar aguardava às 7h45min a abertura do velório ao público. “Sou de Brasília e vim prestar a última homenagem. As obras de Niemeyer são únicas e pioneiras, como os palácios do Planalto e da Alvorada. Minha preferida é a Catedral de Brasília.” Pouco antes da liberação da entrada do público, o governador fluminense, Sérgio Cabral, e o prefeito do Rio, Eduardo Paes, foram ao velório.

Das 15h às 17h o velório será novamente fechado para a família. O cortejo seguirá, então, para o cemitério São João Batista, onde o enterro deve ocorrer às 17h30min.

Nessa quinta-feira, o corpo de Niemeyer foi velado no Palácio do Planalto, em Brasília. Ao todo, 44 coroas de flores foram dispostas no salão - de Marisa Letícia e Lula, do governo da Bolívia, de Fidel Castro, da Ambev, do PC do B (uma homenagem ao "grande camarada comunista") e até do Comando da Aeronáutica.

Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) levou o corpo do arquiteto Oscar Niemeyer até o Aeroporto Santos Dumont, no Rio, no final da noite dessa quinta-feira e um veículo por militares do 3º Comando Aéreo Regional (3º Comar) da Aeronáutica e transportou até o Palácio.


Notícia do Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário